Diário Digital Castelo Branco - Deputada do PS de Castelo Branco aponta efeitos positivos das restrições e destaca preocupação com os idosos no plano de vacinação Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Deputada do PS de Castelo Branco aponta efeitos positivos das restrições e destaca preocupação com os idosos no plano de vacinação

A deputada do Partido Socialista (PS) eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, Hortense Martins, considerou esta quarta-feira, dia 6 de Janeiro de 2021, no Parlamento, que o relatório sobre o estado de emergência de 9 a 23 dezembro mostra que "as medidas eram necessárias e revelaram-se eficazes, nomeadamente, na redução da intensidade das infeções no Norte e centro" do país.

  • Região
  • Publicado: 2021-01-08 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, Hortense Martins destacou ainda o "cuidado e preocupação" com os idosos, que começaram esta semana a ser vacinados, e criticou o "ruído" negativo de algumas posições partidárias sobre o combate à pandemia.   
"Neste ano novo temos a esperança e a confiança no nosso SNS, nos profissionais de saúde, no sistema de saúde e em Portugal, no Governo e nas nossas instituições", afirmou a deputada eleita pelo distrito de Castelo Branco, numa intervenção sobre o balanço do estado de emergência anterior, salientando que o documento revela também que "foram tomadas medidas de apoio à atividade económica que terão de continuar", como já foi anunciado pelo Governo.
Rejeitando o "ruído daqueles que parecem desejar que tudo corra mal", Hortense Martins considerou que "não é possível deixar de reconhecer que Portugal tem feito um trabalho efetivo no combate a esta pandemia". Embora admitindo que possam ter existido "alguns erros,  aqui como em todos os países no mundo", a deputada destacou a "resiliência" do SNS e dos profissionais de saúde que, tal como as instituições nacionais, "têm estado à altura" das respostas necessárias.
Nesse sentido, garantiu a disponibilidade do PS e do Governo para aceitar "os contributos e as propostas dos que estão seriamente empenhados em trabalhar para ultrapassar os problemas e encontrar as melhores soluções", salientando que os números de casos em Portugal e no mundo mostram que todos têm de "continuar a ser responsáveis para conter a pandemia".
Em relação ao plano de vacinação para o Covid 19, a vice-presidente do Grupo parlamentar do PS com a tutela da área da saúde considerou que a "implementação está a correr bem" e que, "perante a quantidade de vacinas disponibilizadas, Portugal fez bem em começar a vacinar os profissionais de saúde que estão na frente de risco".
"Esta semana começou uma etapa fundamental para a proteção dos nossos idosos com a vacinação nos Lares e nas unidades de cuidados continuados", lembrou a deputada, que frisou que a "preocupação e cuidado" com os idosos "está presente no plano de vacinação também cruzado com as doenças de maior risco".
Hortense Martins destacou ainda "o portal informativo para esclarecimento de dúvidas" relativas  ao processo de vacinação, lembrando que este dispõe de um simulador associado que está "em constante atualização, de acordo com os dados de execução do plano".
A parlamentar socialista reiterou ainda que "os profissionais das instituições privadas e sociais também irão receber a vacina" e que, "no que respeita aos utentes fora do SNS, a declaração será feita de forma mais ágil para ninguém ficar de fora".
"Iremos reforçar o SNS e confiamos na experiência que temos na saúde publica", afiançou, recordando que "Portugal é o sétimo país que mais vacinou até hoje, junto com a Alemanha", o que o coloca "mesmo acima dos países nórdicos e de Espanha, França e Itália".
"Em suma, temos de continuar a tudo fazer para recuperar a economia e salvar vidas, continuando a reforçar o SNS e a saúde publica e protegendo os portugueses", defendeu a deputada.

PUB

PUB

PUB

PUB