Diário Digital Castelo Branco - Vila Velha de Ródão: GNR exclui crime ambiental no aparecimento de espuma branca no Tejo Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vila Velha de Ródão: GNR exclui crime ambiental no aparecimento de espuma branca no Tejo

A GNR informou esta tarde que o manto de espuma branca que hoje apareceu nas águas do rio Tejo, a montante de Vila Velha de Ródão, não se deve a crime ambiental.

  • Região
  • Publicado: 2010-02-26 00:00
  • Por: Diario Digital Castelo Branco
A GNR informou esta tarde que o manto de espuma branca que hoje apareceu nas águas do rio Tejo, a montante de Vila Velha de Ródão, não se deve a crime ambiental.

Fonte da GNR disse à agência Lusa que "não há situação que leve ao levantamento de qualquer contraordenação, nem há crime ambiental".

"Depois de acompanhado o manto de espuma e de se terem efetuado diligências para determinar a sua origem", foi concluído que a mesma "está numa forte descarga de água efetuada na Barragem de Cedillo (fronteira com Espanha), junto a Monte Fidalgo (Vila Velha de Ródão)", disse a mesma fonte.

"Alguma poluição que já exista na água e as micro algas que também são vulgares no rio nesta zona, associadas à força da água devido à descarga, formaram o manto de espuma que desde esta madrugada é visível no rio Tejo", adiantou.

O rio Tejo, a montante de Vila Velha de Ródão, apresenta, desde a madrugada de hoje, um "manto de espuma branca", que nalguns locais atinge "um metro de altura", disse Samuel Infante, do núcleo de Castelo Branco da Quercus, à Lusa.

O ambientalista já admitira, ao início da tarde, que "esta situação pode acontecer devido a uma descarga industrial, mas também pode ser consequência das descargas das barragens de Alcântara e Cedillo, que estão na sua cota máxima".

PUB

PUB

PUB

PUB