Diário Digital Castelo Branco - Porto: Adufeiras de Monsanto vão participar em espectáculo no Teatro Nacional São João Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Porto: Adufeiras de Monsanto vão participar em espectáculo no Teatro Nacional São João

As Adufeiras de Monsanto vão participar no espectáculo inédito “talvez… Monsanto”, que vai ser apresentado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro no Teatro Nacional São João, no Porto.

  • Cultura
  • Publicado: 2020-11-26 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o espectáculo é da autoria de Ricardo Pais e nasceu de uma expedição que este encenador, o percussionista Rui Silva e o compositor e guitarrista Miguel Amaral fizeram a Monsanto, icónico lugar beirão, uma pétrea e histórica aldeia onde se aninham canções, litanias, rezas e lendas.

Essas matérias ancestrais são reconfiguradas neste espectáculo por músicas e linguagens de cena mais urbanas, como o fado e o vídeo.

“talvez… Monsanto” constrói-se, então, como um ritual, em que se sai e entra da palavra dita ou cantada, da música e, sobretudo, dos ritmos e percussões.

Mais do que um concerto, Ricardo Pais propõe-nos uma coreografia de sinais, gestos, imagens e sons. Uma teia de figurações onde todos os intérpretes – de que destacamos as Adufeiras de Monsanto, a atriz Luísa Cruz e o fadista Miguel Xavier – alimentam a ilusão de que são personagens de um drama. Onde se representa, ainda e sempre, a imensa tristeza e a imensa alegria de ser português.

As Adufeiras de Monsanto estarão, em palco, a representar a marca Idanha – Cidade Criativa da Música da UNESCO.

Esta é uma coprodução da Subcutâneo – Associação Cultural, da Câmara Municipal de Viseu e do Teatro Nacional São João que, honrosamente, debruçaram o seu olhar sobre Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

PUB

PUB

PUB

PUB