Castelo Branco: Parque do Barrocal vence Prémio Internacional

O Parque do Barrocal, em Castelo Branco, venceu  um dos mais reconhecidos prémios internacionais de arquitetura, o World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria “Paisagens Urbanas”, foi hoje anunciado.

  • Região
  • Publicado: 2020-11-20
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco
O projeto albicastrense estava numa lista de oito finalistas vindos de todo o mundo, e competia com países como os Estados Unidos, México, Dinamarca ou Austrália.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, José Augusto Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, declara que “é um grande orgulho para Castelo Branco e para todos os albicastrenses o reconhecimento internacional do nosso Barrocal. Estamos a falar de um exemplo singular da harmonização entre a preservação da biodiversidade existente nas cidades e o seu usufruto por parte da população, características que lhe conferem distinção, mas também modernidade”.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu entre os dias 18 e 19 de Novembro, em Inglaterra.
Em Outubro, o Parque do Barrocal venceu o Architecture Master Prize – uma das 
mais reputadas distinções do setor – na categoria de “Espaços Públicos”.
Este é um projeto paisagístico assinado pela TOPIARIS - Atelier de arquitetura paisagista, que apresentou a candidatura ao World Architecture News Awards, 
contando com as fotografias do fotografo albicastrense Pedro Martins, que soube 
captar toda a beleza do “Parque do Barrocal”.
O Parque abriu ao público no passado dia sete de novembro. Trata-se de um espaço com “310 milhões de anos”, mas que agora, com a intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal de Castelo Branco, ganha relevância no panorama nacional e internacional.
Está integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da 
UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional. Tem 40 hectares, apresenta 7 mirantes, diversas formações geológicas de interesse, 
passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras 
atrações naturais.

PUB

PUB

PUB

PUB