Diário Digital Castelo Branco - Miradouro da Varanda dos Carqueijais inaugurado nos 150 anos da Covilhã Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Miradouro da Varanda dos Carqueijais inaugurado nos 150 anos da Covilhã

A Câmara Municipal da Covilhã vai inaugurar o Miradouro da Varanda dos Carqueijais, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, no âmbito das comemorações dos 150 anos da cidade, no dia 20.

  • Região
  • Publicado: 2020-10-11 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

No mesmo dia será igualmente inaugurado o Centro de Inovação Social e distinguidas 12 personalidades do concelho que desempenharam um papel de relevo na história do concelho, sendo que a sessão solene terá menos convidados e um período de intervenções mais curto devido à pandemia da covid-19, explicou o presidente daquela autarquia do distrito de Castelo Branco.

"Não podíamos deixar de assinalar esta data tão importante e vamos fazê-lo seguindo todas as indicações e recomendações das autoridades de saúde, com uma cerimónia tão breve quanto possível, mas com a dignidade e respeito que marcam estas sessões e que a data nos merece", afirmou Vítor Pereira, que falava aos jornalistas após a reunião do executivo.

O autarca frisou a importância das duas obras que vão ser inauguradas, lembrando que Centro de Inovação Social vai acolher diferentes serviços daquele município e que também contribuiu para a regeneração do centro histórico.

Por seu turno, o Miradouro da Varanda dos Carqueijais resulta da requalificação de uma zona com vista privilegiada para a Cova da Beira e que visa contribuir para atração de turistas para a cidade e para a região.

Com um investimento total que ronda os 270 mil euros e que inclui sete percursos pedestres, esta é também a primeira intervenção concluída no âmbito da rede de miradouros que está projetada para o concelho e que integrará o Miradouro do Alto dos Livros, o Miradouro do Covão e o Miradouro da Nave de Santo António.

No que concerne às distinções, será atribuída a medalha de prata de mérito municipal a 12 personalidades de reconhecido mérito, num gesto que visa "reconhecer" o contributo que cada uma teve para o "engrandecimento" da cidade e do concelho.

A escolha destas personalidades foi consensual e também tem como objetivo apresentar um "exemplo" à população em geral e, em particular aos jovens, de que o empenho em boas causas vale a pena e é reconhecido, afirmou Vítor Pereira.

A lista de homenageados conta como nomes como Maria Helena Barreiros Quaresma, 90 anos, ex-operária fabril e, desde há vários anos, presidente da Associação de Reformados da Covilhã.

Correia Saraiva, homem de causas sociais, que está ligado a diferentes instituições, é outro dos homenageados.

A título póstumo será homenageado Gabriel Raimundo, natural do Tortosendo, "antifascista" que esteve exilado em Paris.

António Rodrigues Assunção (professor e estudioso da história do movimento operário, com obra publicada), Rui Marques (empresário), João José Nunes (homem ligado aos seguros e também com obra publicada), também integram a lista.

Serão igualmente homenageados Elias Riscado (dirigente associativo), João Gomes (médico) José Gonçalves (GNR e um dos impulsionadores da Brigada de Montanha), Francisco Geraldes (desenhador e um apaixonado pela curiosidades da Covilhã), D. Luciano (bispo de Viseu, que esteve muitos anos na Covilhã) e José Manuel Amarelo (empresário e presidente durante longos anos do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira).

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB