Diário Digital Castelo Branco - Incêndios: Projetos do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas identificaram 7 focos de Incêndio em Castelo Branco Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Incêndios: Projetos do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas identificaram 7 focos de Incêndio em Castelo Branco

A Associação EcoGerminar promoveu durante o verão, dois projetos inseridos no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e da Juventude. 

  • Região
  • Publicado: 2020-09-16 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital, estes projetos tiveram o objetivo de vigiar as zonas florestais de um posto de vigia fixo, nomeadamente, na zona do Castelo e de pontos de vigia móvel na zona do Monte de São Martinho e Senhora de Mércules, na Cidade de Castelo Branco. Os projetos tiveram início, com uma ação de formação orientada pela equipa do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco e por um elemento da Guarda Nacional Republicana. Esta ação de formação incidiu em temas como o sistema de proteção civil e a prevenção/combate de incêndios florestais.

O Projeto, Pela Floresta, pelo Planeta... por Nós! 3.0 foi promovido pela Associação EcoGerminar e pelo Projeto "Nós com os Outros - Escolhas 7ª geração" da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento. Este Projeto teve como tarefa a vigilância ativa das florestas do distrito, através de um ponto fixo, nomeadamente o Castelo Templário da Cidade de Castelo Branco. O mesmo, contou com 9 voluntários com idades compreendidas entre os 18 e 21 anos, e teve início no dia 29 de junho sendo que o seu término foi dia 7 de agosto.

O Projeto, Vigiar e Pedalar 2.0 promovido pela Associação EcoGerminar, teve início dia 27 de julho e terminou a 04 de Setembro, o mesmo contou com 11 voluntários que utilizaram bicicletas adquiridas para o efeito, com idades compreendidas entre os 19 e 23 anos. Este projeto permitiu aos voluntários a vigia de zonas florestais periféricas da cidade, nomeadamente o Monte de São Martinho e Senhora de Mércules.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, é um programa da responsabilidade do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, e é um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Com este pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados. Os jovens voluntários que participaram nestes projetos tiveram direito a seguro e certificado de participação.

Ambos os projetos identificaram 7 focos de incêndio contribuindo de forma efetiva para a atuação rápida e eficaz das autoridades. Além do prestável trabalho dos voluntários, estes projetos contaram com diversas entidades envolvidas, para além das acima referidas, designadamente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

PUB

PUB

PUB

PUB