Diário Digital Castelo Branco - Câmara do Fundão promove palestra sobre o Cão de Serra de Aires online Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Câmara do Fundão promove palestra sobre o Cão de Serra de Aires online

O Município do Fundão, em parceria com o Clube Português de Canicultura, está a promover, até dia 17 de setembro, um ciclo de palestras online sobre Cães de Rebanho.

  • Região
  • Publicado: 2020-08-06 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo, a próxima webinar irá ter lugar no dia 6 de agosto, quinta-feira, às 21h00, será sobre o Cão de Serra de Aires e terá como orador Rui Óscar Teixeira, que foi formador de treinadores tratadores de cães detetores de explosivos, fundador do Clube Cinófilo do Alentejo, organizador de eventos como a Canibeja e vários concursos regionais do Cão Serra de Aires e membro dos corpos sociais do Clube Português do Cão de Serra de Aires. Atualmente é criador de Cão da Serra de Aires, com o afixo “da Casa do Seareiro”, cantor, cantador, tocador e escritor.

A temática da Transumância e Pastorícia assumiu um protagonismo e um impacto avassalador na região e em Portugal, desde 2002, muito por mérito da forma e dimensão com que foi tratada esta temática no Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, cujo reconhecimento é eleição para finalista regional do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular.

A vida pastoril assenta, desde os primórdios da humanidade, em três vértices vivos: gado, pastores e cães. Desta forma, inevitavelmente os cães de rebanho têm estado envolvidos desde o início, no Chocalhos. Em 2012 surgiu a 1ª Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos e, em 2016, a 1ª Exposição Canina de Cães de Condução, que desde então se têm realizado ininterruptamente.

É no âmbito destas iniciativas que surgiu este ciclo de palestras que irá contar com vários convidados portugueses e estrangeiros.

Para mais informações e para fazer a sua inscrição (gratuita) nesta webinar deverá utilizar o e-mail webinarcaesderebanho@gmail.com.

 

PUB

PUB

PUB

PUB