Tempo: Distrito de Castelo Branco sob aviso amarelo até 5ªfeira

Quatro distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

  • Região
  • Publicado: 2020-07-14 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, no continente, estão sob aviso amarelo até às 17:00 de quinta-feira e a ilha da Madeira até às 18:00 de quarta-feira devido persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para todos os distritos de Portugal continental (18) para quarta e quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê a continuação de tempo quente pelo menos até ao fim de semana.

Durante esta semana a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35 graus Celsius no litoral, devendo atingir valores entre 35 e 40 graus nas regiões do interior.

Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20 graus em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais.

De acordo com o IPMA, os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior.

Na origem do tempo quente está, segundo o IPMA, um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar quente do norte de África a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da semana”.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no interior do Baixo Alentejo durante a tarde e sendo temporariamente muito nublado por nuvens altas no norte e centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, por vezes forte no litoral oeste, em especial durante a tarde e início da noite, com rajadas até 65 quilómetros por hora a norte do Cabo de Sines, sendo em geral fraco do quadrante oeste na costa sul do Algarve.

Nas terras altas, em especial do norte e centro, o vento soprará moderado a forte de leste/nordeste até meio da manhã e a partir do final da tarde.

O IPMA prevê ainda uma descida de temperatura nas regiões norte e centro, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (na Guarda, Bragança e Leiria) e os 27 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

PUB

PUB

PUB

PUB