Diário Digital Castelo Branco - Iniciativas do projeto Beira Baixa Cultural com novas datas Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Iniciativas do projeto Beira Baixa Cultural com novas datas

O projeto Beira Baixa Cultural vai reiniciar as suas atividades, depois do adiamento e cancelamento de alguns dos eventos programados devido à pandemia da COVID-19.

  • Região
  • Publicado: 2020-07-04 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

De acordo com a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a primeira iniciativa deste ano realiza-se a 11 de julho, na capela de Santo António de Sobreira Formosa, dedicada aos casamentos de antigamente e às tradições gastronómicas destes eventos familiares, com destaque para o bolo finto, uma iguaria que os noivos ofereciam aos convidados do casamento em sinal de gratidão pelo seu contributo para a realização do mesmo. Estes detalhes da tradição à volta do casamento serão retratados nesta iniciativa que, devido à atual situação, terá lugares reservados. Os bilhetes são gratuitos, mas terão de ser obrigatoriamente levantados no Posto de Turismo. 

Ainda em julho irão realizar-se dois ateliers de cultura e gastronomia: o primeiro a 21 de julho sobre a utilização de licores de ervas aromáticas e de medronho em cocktails no Centro Ciência Viva da Floresta e o segundo inserido na Descida de Rio que acontece a 25 de julho e será dedicado ao peixe do rio. 

Em agosto serão realizados três concertos no âmbito do Festival das Artes da Beira Baixa – a 8 de agosto uma Noite de Fados na Praça Cónego José Esteves, em Sobreira Formosa, no dia 15 uma noite de Blues no Parque Urbano Comendador João Martins e a 22 um concerto de Canto Lírico no Jardim de Santa Margarida, os dois últimos em Proença-a-Nova.

 No âmbito das Rotas das Visitas Guiadas e Encenadas estão previstas mais recriações históricas: em setembro haverá a recriação da desfolhada, em conjunto com o Atelier de Cultura e Gastronomia sobre o ciclo do pão; o passeio pedestre noturno sobre as histórias fantásticas do concelho acontece a 13 de novembro; a defesa da pátria contra os invasores franceses está marcada para 22 de novembro; para já mantém-se a recriação dedicada às tradições do Natal a 20 de dezembro, em conjunto com o atelier sobre o Azeite.

Para a realização de todas estas iniciativas - integradas no projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), na qual está integrado o Município de Proença-a-Nova – é necessário o levantamento gratuito obrigatório de bilhete (que estarão disponíveis no Posto de Turismo) e estão asseguradas as condições de segurança, de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde. 

PUB

PUB

PUB

PUB