Diário Digital Castelo Branco - Deputada do PSD de Castelo Branco denuncia inação do Governo para travar poluição no rio Pônsul Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Deputada do PSD de Castelo Branco denuncia inação do Governo para travar poluição no rio Pônsul

Com base em imagens divulgadas recentemente do rio Pônsul, um dos afluentes do rio Tejo, Cláudia André, deputada do PSD eleita pelo círculo de Castelo Branco, questionou, na passada quarta-feira, dia 20 de Maio, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

  • Região
  • Publicado: 2020-05-22 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo Branco refere que a deputada social-democrata afirmou que “o mesmo rio que o ministro do Ambiente se referiu a propósito da sua ausência de caudal que ninguém tinha colocado uma rolha na nascente já tem água, mas, como dá para perceber, está a sofrer com um processo de eutrofização [crescimento excessivo de plantas aquáticas] que, como sabemos, acaba com grande parte da vida do próprio rio”.

Desta forma e a partir do investimento anunciado pelo ministro de “vários milhares de euros na reabilitação dos cursos de água do nosso país, que pelos vistos ainda não chegou ao rio Pônsul nem a muitos outros rios, pelo menos da região do distrito de Castelo Branco”, Cláudia André quis saber “o que é que o Ministério do Ambiente está a pensar fazer sobre a poluição e sobre os problemas de caudal do rio Pônsul”. “Há, no imediato, como foi informado e anunciado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), alguma intervenção prevista para resolver o problema de eutrofização?”, interrogou a deputada.

Na mesma intervenção, a deputada natural do Pinhal Interior Sul abordou o Programa de Transformação da Paisagem nos concelhos da Sertã, Vila de Rei e Mação, programa agora alargado também aos concelhos de Proença-a-Nova e Oleiros. Cláudia André interpelou o ministro sobre a “dotação prevista para o financiamento deste projeto e se estes projetos mantêm a dotação e não vão para outros concelhos ou para outros projetos”.

PUB

PUB

PUB

PUB