Diário Digital Castelo Branco - Covid-19: Fundão cria centro de isolamento de campanha com 120 camas Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covid-19: Fundão cria centro de isolamento de campanha com 120 camas

A Câmara do Fundão criou um centro de isolamento de campanha que fica instalado em quatro espaços distintos do concelho e que tem capacidade para 120 camas, uma iniciativa que pretende combater a pandemia da covid-19.

  • Região
  • Publicado: 2020-04-05 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

"Trata-se de uma medida que tem uma dimensão preventiva e que esperamos que nunca tenha de ser usada, mas que prevê uma capacidade de resposta para a eventualidade de termos uma emergência ao nível da evacuação de alguma estrutura residencial e de apoio à terceira idade", disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara do Fundão, Miguel Gavinhos.

O autarca destacou que o centro foi instalado em espaços de quatro localidades do concelho para garantir a cobertura das diferentes zonas do concelho e para oferecer uma capacidade de resposta mais célere e próxima.

Segundo explicou, estes espaços servem para o isolamento de idosos sem sintomas, mas que tenham de ser transferidos, ou para acolher infetados para tratamento, decisão que será sempre tomada de acordo com a autoridade de saúde pública local.

O vice-presidente ressalvou ainda que cada um dos espaços conta com aquecimento, sistema de desinfeção, camas completas e condições para os profissionais atuarem.

A autarquia também está preparada para instalar mais camas, podendo chegar às 250, numa segunda fase.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

PUB

PUB

PUB

PUB