JCP abre inscrição para concurso de bandas do Palco Novos Valores da Festa do Avante

Já abriram as inscrições para o Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores da Festa
do Avante. Todos os anos dinamizado pela Juventude Comunista Portuguesa, dá aos oito grupos vencedores do concurso a oportunidade de actuarem para os visitantes da Festa do Avante, envolvendo ainda centenas de jovens músicos e ainda mais público durante as eliminatórias que se realizam de Norte a Sul do país.

  • País
  • Publicado: 2020-02-03
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco
Hoje, e à semelhança das 22 edições anteriores do Concurso de Bandas para o PNV, este evento constitui um marco na luta pelo acesso universal à cultura e à fruição cultural. A JCP afirma que em 2018 foi dinamizado um fotoprotesto que acompanhou a campanha e proposta do PCP para o Orçamento de Estado “1% para a cultura”, e em 2017 a campanha “Aumenta o som, baixa o IVA!”, pela redução do IVA para 6% para os instrumentos musicais, dando força à vitória conquistada no ano seguinte, por proposta do PCP, de redução do IVA os 13%. Alinhada com os direitos expressados pela Constituição da República, nomeadamente o direito universal à cultura e à produção cultural, cuja garantia deve ser assegurada pelo Estado em conjunto com todas as entidades culturais, a JCP concebe o Concurso de Bandas como um momento de luta e reivindicação. Os preços excessivos dos instrumentos musicais, e de espaços para atuar e ensaiar, e ainda uma oferta formativa de difícil acesso que muitas vezes peca pelas condições materiais, tornam urgente a luta pela concretização deste direito constitucional, uma “componente essencial da democracia e de um país
desenvolvido”. É pelo PNV que passam todos os anos jovens valores da música em Portugal. Por este palco já passaram artistas de rock como Linda Martini e Glockenwise e Yagmar bem como os nomes do hip hop e do rap GROGNation, Vado Mas Ki Ás e Keso. As inscrições estão abertas, e já é possível aceder ao regulamento do concurso bem como à ficha de inscrição através do sítio online da JCP.

PUB

PUB

PUB

PUB