Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Deputada do PS reafirma compromissos sobre estradas, ligações ferroviárias e redução de portagens no Distrito Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Deputada do PS reafirma compromissos sobre estradas, ligações ferroviárias e redução de portagens no Distrito

A deputada socialista Hortense Martins lembrou, no início da semana, no Parlamento da Assembleia da República que o Governo está a cumprir a execução dos compromissos do programa do PS para o distrito de Castelo Branco, nomeadamente, no que respeita à eletrificação do troço da linha ferroviária Covilhã-Guarda, assim como a ligação da Linha da Beira Baixa à Linha da Beira Alta.

  • Região
  • Publicado: 2020-01-15 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A deputada socialista Hortense Martins lembrou, no início da semana, no Parlamento da Assembleia da República, que o Governo está a cumprir a execução dos compromissos do programa do PS para o distrito de Castelo Branco, nomeadamente, no que respeita à eletrificação do troço da linha ferroviária Covilhã-Guarda, assim como a ligação da Linha da Beira Baixa à Linha da Beira Alta.

Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital, a redução do valor das portagens é outro compromisso que, embora já concretizado pelo anterior Governo do PS, a vice-presidente da bancada socialista garante que continuará a ser defendido, esperando que “tal se faça o quanto antes”.

Numa intervenção durante a audição do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno santos, no âmbito da discussão na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2020, Hortense Martins rebateu a interpelação anterior da deputada do PSD eleita pelo distrito, felicitando-a por ter aderido ao programa do Partido Socialista e afirmando compreender a razão: “porque os compromissos do programa do PSD para o distrito de Castelo Branco eram nada mais do que zero”.

“De facto, nas últimas eleições o PS no distrito de Castelo Branco teve um resultado inequívoco que revelou a confiança que as pessoas depositaram no programa do Partido Socialista”, afirmou, dando as boas vindas à deputada social-democrata ao programa do PS, “a bem do Distrito de Castelo Branco”.

Hortense Martins recordou depois que, além da eletrificação do troço da linha Covilhã-Guarda e da ligação ferroviária da Beira Baixa à Beira Alta, o PS também defende a “melhoria das carruagens e da frequência dos comboios, “que no passado foi interrompida e até deteriorada pelos governos do PSD/CDS”.

No que respeita ao IC31, a deputada socialista lembrou que “esta importante ligação transfronteiriça faz parte do PNI - Plano Nacional de Investimento”, esperando, por isso, que a obra “avance logo que possível”.

Já em relação à EN 238, Hortense Martins reafirmou a “extrema necessidade de requalificação desta via onde são constantes os desmoronamentos”, como voltou recentemente a acontecer, lembrando a importância da mobilidade nesta via “numa região onde o setor florestal é a maior riqueza”.

Na sua intervenção, a deputada do PS questionou ainda o governante que tem também a tutela da habitação sobre os dois programas dirigidos às regiões do interior, o “Chave na Mão” e o “Reabilitar para Povoar”, considerando que, além de ser “um direito fundamental e constitucional”, é também um fator “essencial de atração e mesmo condicionante da mobilidade das pessoas, ainda mais num País como Portugal, onde a propriedade da  habitação foi no passado incentivada”.

Na resposta, o ministro Pedro Nuno Santos referiu que, relativamente às portagens, o dossier está a ser trabalhado pela ministra da Coesão Territorial para depois ser avaliado pelo ministério das Infraestruturas, garantindo ainda que o IC31 é para o Governo uma prioridade importante. O governante revelou também que a Linha da Beira Baixa será previsivelmente concluída este ano.

PUB

PUB

PUB

PUB