Diário Digital Castelo Branco - Sindicatos de Castelo Branco não desvalorizam nem sobrevalorizam Secretarias de Estado no interior Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Sindicatos de Castelo Branco não desvalorizam nem sobrevalorizam Secretarias de Estado no interior

O coordenador da União dos Sindicatos de Castelo Branco afirma que não desvaloriza nem sobrevaloriza a descentralização de Secretarias de Estado porque o que muda a situação no interior do país é a vontade política.

  • Região
  • Publicado: 2019-11-21 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O coordenador da União dos Sindicatos de Castelo Branco afirma que não desvaloriza nem sobrevaloriza a descentralização de Secretarias de Estado porque o que muda a situação no interior do país é a vontade política.

"Sobre a instalação das Secretarias de Estado no interior, nós não desvalorizamos nem sobrevalorizamos. O que verdadeiramente define a vontade de alterar o estado de calamidade em que está o interior são as políticas e não a instalação de Secretarias de Estado", afirmou à agência Lusa, Luís Garra.

Contudo, o sindicalista realçou o facto de as três Secretarias de Estado que vão ficar instaladas nas cidades de Bragança, Castelo Branco e Guarda "terem uma parte substancial que fica em Lisboa".

"Isto quer dizer que aquilo que temos são gabinetes onde os secretários de Estado estão nas horas vagas. O que é verdadeiramente importante continua a decidir-se em Lisboa", sustentou.

Adiantou ainda que aquilo que define se a instalação das Secretarias de Estado no interior é ou não importante são as suas competências e meios para, efetivamente, ter poder ou não de decisão: "A experiência anterior, diz-nos que não".

Luís Garra sublinhou que, se se quiser aferir o êxito das políticas para o interior, basta olhar-se para a situação de perda de população, de definhamento económico e social, para a degradação dos serviços públicos e para aquilo que apelida de persistência na aberração das portagens nas vias que atravessam o interior.

"Quanto ao resto, não passa de puro ‘marketing' político, sem quaisquer consequências positivas para o interior", conclui.

O Governo decidiu avançar nesta legislatura com a descentralização de três Secretarias de Estado que vão ficar instaladas em cidades do interior.

Em Bragança fica instalada a Secretaria de Estado da Valorização do Interior, Castelo Branco recebe a Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, e, na Guarda, fica a Secretaria de Estado da Ação Social.

PUB

PUB

PUB

PUB