Diário Digital Castelo Branco - Oleiros: Iniciativa Dez Freguesias, Dez Experiências encerra no próximo mês Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Oleiros: Iniciativa Dez Freguesias, Dez Experiências encerra no próximo mês

O décimo e último ateliê temático de cultura e gastronomia, integrado na iniciativa municipal Dez Freguesias, Dez Experiências, chega ao fim no próximo dia 7 de dezembro, na Freguesia de Sobral, com o Ateliê do Azeite.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-11-20 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O décimo e último ateliê temático de cultura e gastronomia, integrado na iniciativa municipal Dez Freguesias, Dez Experiências, chega ao fim no próximo dia 7 de dezembro, na Freguesia de Sobral, com o Ateliê do Azeite.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso e tal como nas nove ações anteriores, o ateliê contemplará um passeio pedestre interpretativo, uma recriação histórica e um almoço temático, não faltando experiências memoráveis e diferenciadoras. Ao longo dos dois últimos anos, num périplo pelas freguesias do concelho, houve a preocupação de valorizar os ativos naturais e paisagísticos do território, bem como o seu património histórico-cultural. Este foi um projeto bem-sucedido e que só foi possível graças ao envolvimento e empenho entre Município, Juntas de Freguesia e associações locais que estiveram de mãos dadas na promoção e valorização do concelho. De realçar ainda o apoio dos Bombeiros Voluntários de Oleiros e da Naturtejo que desde o início acarinhou a iniciativa.

Os interessados em participar neste último ateliê deverão inscrever-se até ao dia 30 de novembro na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone, através do número 272 680 230. A próxima jornada oferece memoráveis experiências, como um percurso pedestre por locais de rara beleza, degustações várias, interpretações da paisagem, a visita a um lagar de azeite, a recriação de uma tradicional apanha da azeitona, pela Companhia de Teatro Viv´Arte, provas de produtos locais de excelência ou a contemplação do mais genuíno património rural.

De recordar que a iniciativa integra o projeto Beira Baixa Cultural, promovido por aquela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

PUB

PUB

PUB

PUB