O Congresso de Encerramento do projeto REINOVA decorreu, nas instalações da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), no dia 18 de setembro.
O Congresso de Encerramento do projeto REINOVA decorreu, nas instalações da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), no dia 18 de setembro. O projeto REiNOVA teve como grande objetivo a criação de uma metodologia de serviço de apoio às PMEs, em particular às micro empresas que, através da cooperação entre entidades portuguesas e espanholas como Clusters, Câmaras de Comércio, Universidades, Centros Tecnológicos, Incubadoras e Associações de Desenvolvimento local, fornecesse um serviço de transferência de conhecimento e tecnologia aplicado para a incorporação de inovação nos seus produtos, serviços e processos com o objetivo da exportação.
Sob o mote “Inovar na tradição com vista à internacionalização”, esta metodologia permitiu apoiar diretamente 37 empresas portuguesas e espanholas a criar novos produtos, ou a introduzir inovação em produtos já existentes, com o objetivo de serem internacionalizados para três mercados alvo: Ásia, América-latina e PALOP’s. A sessão de abertura ficou a cargo dos representantes das entidades organizadoras deste Congresso: oVice-presidente do IPCB, Nuno Castela, a Subdiretora da ESART, Natália Riabova e o Vice-Presidente da InovCluster, Luís Pinto de Andrade.
Contando com cerca de 50 assistentes, os parceiros de cada uma das regiões apresentaram os seus trabalhos ao longo do decorrer do projeto: Região do Centro Litoral, pela voz da Professora Leopoldina Alves do Instituto Politécnico de Leiria, Região da Beira Interior Sul, apresentado por José Silva da ESART , Região de Castela e Leão por Gema Prieto da Vitartis, Daniel Rico do ITACYL e Ana Atienza da Câmara de Comércio de Valladolid, Região da Extremadura por Samuel Salgado da Câmara de Comércio de Badajoz e Pamela Ramayo do CTAEX e finalmente a Região do Alentejo, a cargo de Filipe Galego e Vanessa Durão da ADRAL.
Após esta exposição detalhada de todos os casos de estudo de cada uma das regiões, Isabel Marto, Diretora da IDDNET, a entidade líder da parceria, apresentou os principais resultados e conclusões do projeto, seguindo-se as últimas palavras de encerramento do congresso por Ana Sargento, Vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria.
O Evento terminou com uma prova de degustação dos 37 produtos REINOVA, que se estendeu num momento de “networking”, onde produtores e congressistas, partilharam experiências e sabores. Foi uma ótima oportunidade para o público conhecer estes produtos, muitos deles praticamente prontos para a entrada no mercado, especialmente pelo facto de na assistência dse encontrarem outras empresas da agroindústria, empreendedores e também representantes da distribuição, que quiseram conhecer os novos produtos em primeira mão.
Da região da Beira Interior Sul foram desenvolvidos e apresentados 8 produtos inovadores: Tayousei – Caracol em tempura da empresa Zé dos Caracóis, Dagood – Conserva de carpa grelhada do empresário Leonel Barata, Porvale – Pasta de azeitona picante, da empresa Puzle Proeza, Beepocket – Pólen de abelha embalado em unidoses do empresário Sérgio Morgado, Obtein – Beef jerkey português da empresa Casel, Erikae – Aguardente de mirtilo do empresário Rolando Martins, Prince Valley – Hamburgueres com molho à malandro da empresa Nature Fields e Frutável – Sumo de maçã da empresa 7CBAFruits. O desenvolvimento destes produtos foi localmente apoiado pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro em parceria com a Escola de Artes Aplicadas do IPCB.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet