Diário Digital Castelo Branco - Idanha-a-Nova: Segura recebe visita do Ministro do Ambiente ao Parque Natural do Tejo Internacional Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Segura recebe visita do Ministro do Ambiente ao Parque Natural do Tejo Internacional

O Centro de Interpretação da Biodiversidade, em Segura, no concelho de Idanha-a-Nova, foi escolhido para receber a celebração do 2º aniversário do Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional.

  • Região
  • Publicado: 2019-06-24 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O Centro de Interpretação da Biodiversidade, em Segura, no concelho de Idanha-a-Nova, foi escolhido para receber a celebração do 2º aniversário do Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional.

A cerimónia, que decorreu no dia 19 de junho, contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Na qualidade de anfitrião, Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, destaca a importância do Parque Natural do Tejo Internacional (que abrange áreas do concelho de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão) ter sido pioneiro na implementação deste novo modelo de gestão colaborativa das áreas protegidas.

"Em Idanha consideramos que a melhor forma de preservar o património é transformá-lo em criação de riqueza e emprego, envolvendo a população nesse processo", afirma em comunicado Armindo Jacinto, que realça os três selos UNESCO que alberga Idanha-a-Nova, designadamente Geoparque Mundial, Reserva da Biosfera e Cidade Criativa da Música.

Em nome do Governo, o Ministro do Ambiente adiantou que "não podíamos estar mais satisfeitos com o trabalho realizado no Tejo Internacional" e que este modelo de gestão vai mesmo ser alargado a zonas protegidas de todo o país.

Recorde-se que o Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional envolve o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, os Municípios de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Associação Empresarial da Beira Baixa e a Quercus – Associação Nacional para a Conservação da Natureza.

Esta comemoração proporcionou ainda a apresentação da Rota Internacional Via da Estrela – Caminho de Santiago e do Passaporte Idanha-a-Nova, projetos diferenciadores que aliam os recursos patrimoniais ao desenvolvimento do território.

A Rota Internacional Via da Estrela – Caminho de Santiago é um percurso que nasce em Cáceres, Espanha, e entra em Portugal por via da ponte de Segura. No concelho de Idanha-a-Nova passa ainda por Zebreira, Alcafozes, Idanha-a-Velha e Medelim, maioritariamente por caminhos rurais, seguindo em direção ao concelho vizinho de Penamacor e por Portugal acima até Santiago de Compostela.

O Passaporte Idanha-a-Nova é um produto turístico inovador que concede acesso aos espaços da Rede Museológica de Idanha-a-Nova e dá a conhecer de forma integrada o património material e imaterial deste território.

PUB

PUB

PUB

PUB