Castelo Branco: CATAA associou-se ao Dia Mundial do Leite

O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco – destaca a importância do leite, um dos alimentos que desde há milénios é utilizado na alimentação humana mas que nos últimos anos tem criado bastante controvérsia no que respeita a necessidade do seu consumo e utilização.

  • Região
  • Publicado: 2019-06-03 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco – destaca a importância do leite, um dos alimentos que desde há milénios é utilizado na alimentação humana mas que nos últimos anos tem criado bastante controvérsia no que respeita a necessidade do seu consumo e utilização.

No Dia Mundial do Leite, celebrado este sábado, dia 1 de junho, também Dia Mundial da Criança, o CATAA promoveu as características deste produto e dos seus benefícios, divulgando alguns dos projetos em que participa, nomeadamente aqueles que estão relacionados com a produção de queijo. O CATAA integra o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, sendo o único laboratório de investigação envolvido. Este projeto teve início em janeiro de 2019 e pretende contribuir para o aumento da produção de queijos tradicionais qualificados da Região Centro – DOP, Denominação de Origem Protegida.

Já o SOS Valor – Soluções Sustentáveis para a Valorização de Produtos Naturais e Resíduos Industriais de Origem Vegetal, projeto iniciado em 2017, investiga o efeito que produtos naturais com atividade antimicrobiana têm sobre o queijo. Com início em 2018, o projeto iCheese – Cynara Innovation for Best Cheese, visa a valorização do setor dos queijos de produção tradicional, tais como o Queijo da Beira Baixa DOP Tipo Castelo Branco e o Queijo Serra da Estrela DOP, queijos que utilizam flor de cardo como agente coagulante do leite.

Com o objetivo de fortalecer o espírito empresarial, criando sinergias entre empresas e instituições de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, através de ações de transferência de tecnologia, o projeto INNOACE - Inovação aberta e inteligente na EUROACE - apresenta duas linhas de investigação; melhoria da segurança alimentar em produtos lácteos tradicionais (produção de queijo de ovelha com leite pasteurizado) e utilização da água do mar no processo de cura de queijos tradicionais. O leite, para além de fonte rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, é um alimento completo e excelente fonte de cálcio.

Na alimentação de recémnascidos o leite materno destaca-se como alimento indispensável, principalmente nos primeiros 6 meses de vida, pois ajuda a reduzir infeções e a fortalecer o sistema imunitário dos bebés. Relativamente ao volume de leite produzido no mundo, o leite de vaca assegura a liderança, sendo o mais importante com cerca de 85% do total da produção mundial, seguem-se o de leite búfala com 11%, o leite de cabra com 2%, o leite de ovelha com 1,4% e, por fim, o leite de camela com 0,2%. Criado em 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a celebração do Dia Mundial do Leite visa realçar e promover a importância do leite e dos produtos lácteos como alimentos globais. Este dia ganha relevância e mais destaque em Portugal pela necessidade de inverter a tendência de diminuição do consumo de leite em natureza que se têm vindo a verificar, a partir de 2008, principalmente junto das camadas jovens. 

PUB

PUB

PUB

PUB