Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Ministra da Cultura admite fazer ligação de Belgais com Plano Nacional das Artes Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Ministra da Cultura admite fazer ligação de Belgais com Plano Nacional das Artes

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, admite que futuramente poderá ser feita uma ligação entre o Centro Belgais para o Estudo das Artes e o Plano Nacional das Artes.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-05-20 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, admite que futuramente poderá ser feita uma ligação entre o Centro Belgais para o Estudo das Artes e o Plano Nacional das Artes.

"Há um caminho interessante, a partir de agora, se calhar ligando o Centro de Belgais com o Plano Nacional das Artes, trabalhando com os mais novos", afirmou ontem a ministra da Cultura, que realçou a importância do reconhecimento por parte das entidades pública e, neste caso, do Governo, dos grandes artistas portugueses.

"É de facto importante que, do lado das entidades públicas, neste caso do Governo, que haja este reconhecimento, esta aproximação, esta articulação com os nossos grandes artistas”, defendeu Graça Fonseca, que falava à margem da cerimónia de atribuição da Medalha de Mérito Cultural à pianista Maria João Pires.

“E, daqui, podem sair muitas novas sinergias", sustentou a ministra da Cultura.

Adiantou ainda que a ligação da música com as novas gerações é um trabalho que pode ser feito em conjunto e deixou expressa a vontade de, a partir de agora, o querer fazer com mais proximidade.

Maria João Pires, de 74 anos, criou em 1999 o Centro Belgais para o Estudo das Artes, em Escalos de Baixo, Castelo Branco, um projeto educativo, pedagógico e cultural, com impacto na região, que chegou a ter o apoio do Ministério da Educação.

Dez anos depois, em 2009, o centro encerrou alegando na altura uma "difícil situação económico-financeira" e no ano passado, o projeto foi renovado e reativado como Centro de Artes de Belgais, disponibilizando retiros musicais, espaço para atuações e oficinas de música.

Maria João Pires nasceu em Lisboa, a 23 de julho de 1944. É a mais internacional e reputada das pianistas portuguesas, com um percurso artístico que remonta a finais dos anos 1940, quando se apresentou pela primeira vez em público, aos quatro anos.

Entre os prémios conquistados pelo talento artístico contam-se o primeiro prémio do concurso internacional Beethoven (1970), o prémio do Conselho Internacional da Música, pertencente à UNESCO (1970), e o Prémio Pessoa (1989).

A ministra da Cultura atribuiu-lhe hoje a Medalha de Mérito Cultural destacando o seu “serviço de exceção” na divulgação cultural e a sua “entrega à música”.

"Esta medalha simboliza um compromisso do Governo com as artes e uma aproximação entre as políticas públicas para a Cultura e aqueles que, através do país e ao longo do tempo, prestaram um serviço de exceção na ação e divulgação cultural em Portugal", afirmou Graça Fonseca.

PUB

PUB

PUB

PUB