Diário Digital Castelo Branco - BTL: Termas em destaque no stand do Centro de Portugal Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

BTL: Termas em destaque no stand do Centro de Portugal

A apresentação da nova imagem corporativa e da estratégia de comunicação da Associação das Termas de Portugal marcou a manhã do terceiro dia do stand do Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

  • País
  • Publicado: 2019-03-17 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A apresentação da nova imagem corporativa e da estratégia de comunicação da Associação das Termas de Portugal marcou a manhã do terceiro dia do stand do Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A iniciativa foi abrilhantada pela presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, lado a lado com Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, e Victor Leal, presidente da Associação Termas de Portugal.

Na ocasião, Victor Leal revelou a nova imagem das Termas de Portugal, que assenta na promoção da saúde e bem-estar. A estratégia inclui um novo logotipo, um novo branding e um novo posicionamento, com o slogan “Termas de Portugal, é bom estar bem”. Foram também criadas novas rotas turísticas com base nas termas, nomeadamente Rotas Históricas, Rotas de Natureza e Rotas de Charme, e novos programas termais, destinados a captar novos públicos nacionais e internacionais.

Pedro Machado recordou que o Centro de Portugal reúne grande parte das termas nacionais, destinos turísticos que vivem “um novo impulso, o qual traduz uma oferta cada vez mais qualificada no turismo de wellness”. Um novo impulso que “representa uma oportunidade para novos desafios”, uma vez que “hoje o Centro de Portugal já é associado ao turismo de saúde e bem-estar”. Além de que, realçou, o facto de a grande maioria das termas se localizar em regiões do interior, permite “reforçar a coesão territorial”.

Ana Mendes Godinho elogiou o facto de as “termas terem a capacidade de se renovar e reinventar”. “As termas deixaram a lógica de serem simplesmente locais de tratamentos para se tornarem em destinos de bem-estar”, sublinhou a secretária de Estado, que deixou um repto: “Que todos os portugueses possam dizer, em 2019, que redescobriram as termas em Portugal”.
 
Viseu Dão Lafões, ART&TUR e Ria de Aveiro
A manhã continuou com a divulgação de várias iniciativas da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões a nível do turismo cultural. A apresentação do Guia Turístico 2019 da sub-região, o filme promocional “Gastronomia em Viseu Dão Lafões”, a Rede Cultural Viseu Dão Lafões, o projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão” e a Agenda de Eventos Intermunicipal foram os principais destaques do evento, que contou com a presença de vários autarcas e dirigentes dos territórios abrangidos.  

O dia prosseguiu com a apresentação do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que este ano de 2019 vai decorrer em Torres Vedras, de 22 a 25 de outubro. Isabel Marques, da direção do festival, explicou os motivos que levaram este certame a escolher o Centro de Portugal – que em 2018 teve lugar em Leiria e que vai acontecer em Viseu e Aveiro, em 2020 e 2021.

Seguiu-se o lançamento da campanha “Ria de Aveiro Weekend”. Este é um programa intensivo de cultura, património, desporto, artes e gastronomia para descobrir a Região de Aveiro, numa organização intermunicipal que concentra dezenas de eventos nos 11 municípios da Ria de Aveiro, durante três dias.

Creatour, Oeste e bailado
Sílvia Silva, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, conduziu a apresentação do Creatour - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais. Este é um projeto que visa contribuir para o desenvolvimento de um setor de turismo criativo sustentável, em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em quatro regiões de Portugal. No caso do Centro de Portugal, foram apresentados alguns dos projetos-piloto.

Chegou depois o momento dedicado à sub-região Oeste. Os “Fluxos Turísticos do Oeste de Portugal”, a “Promoção da Prática de Surf no Oeste”, o “Book & Movies”, a Mostra de Doces Conventuais de Alcobaça, o Cistermúsica e o Gravíssimo, também em Alcobaça, foram os pontos fortes das apresentações.

Ao final da tarde, Adriano Barreto Ramos, coordenador da Provere Termas do Centro, mostrou à assistência os eixos principais da estratégia de comunicação das Termas do Centro, com enfoque especial no novo site e na app, que já pode ser descarregada.

O dia no stand do Centro de Portugalterminou com eventos diversificados: um “Bailado da Chanfana”, apresentações do Quebra Jazz 2019 (Coimbra) e do Mundial de Motocrosse (Águeda), o lançamento do doce regional “Judeus de Águeda” e o workshop “Rota do Mosaico – Conímbriga e Sicó: Património e Criatividade”.

PUB

PUB

PUB

PUB