Politécnico de Castelo Branco participa em estudo de avaliação integrada do impacto dos Institutos Superiores Politécnicos nas regiões

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), em colaboração com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), está a desenvolver um estudo que tem por objetivo realizar uma avaliação integrada dos impactos económicos, sociais e culturais da atividade das Instituições de Ensino Superior Politécnico (IES) nas regiões, incluindo o alinhamento dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses (ISP) com as estratégias regionais de especialização inteligente (EREI).

  • Educação
  • Publicado: 2019-02-26 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), em colaboração com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), está a desenvolver um estudo que tem por objetivo realizar uma avaliação integrada dos impactos económicos, sociais e culturais da atividade das Instituições de Ensino Superior Politécnico (IES) nas regiões, incluindo o alinhamento dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses (ISP) com as estratégias regionais de especialização inteligente (EREI).

Teve lugar no dia 21 de fevereiro, nos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, uma primeira sessão de trabalho, reunindo investigadores, docentes do IGOT-UL, e dos Institutos Superiores Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Tomar. Nessa reunião de trabalho foram ainda convidados a participar, representantes da "quádrupla hélice regional" - empresários, gestores, decisores políticos, dirigentes de associações empresariais e outras instituições de âmbito social), provenientes das regiões de Castelo Branco, Guarda e Tomar.

Foram apresentados e discutidos os primeiros resultados do estudo de avaliação do impacto dos ISP nas suas regiões de inserção, tendo por base as dimensões de ensino e formação, investigação, transferência de tecnologia e inovação, dinâmicas de colaboração com a administração pública e o terceiro setor, atividades de cultura e ação social.

Reconhecendo a relevância dos novos papéis das Instituições de Ensino Superior no contexto da sua terceira missão (envolvimento com a comunidade), com maior incidência nas escalas local e regional, mas também nos planos nacional e internacional, foi ainda relevada a importância contributiva dos ISP para o reforço das dinâmicas de coesão económica, social e territorial, e seu impacto no desenvolvimento sustentável das regiões.

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