Diário Digital Castelo Branco - Vila Velha de Ródão: Município reforça em quase 50% a atribuição de bolsas a alunos do ensino superior Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vila Velha de Ródão: Município reforça em quase 50% a atribuição de bolsas a alunos do ensino superior

O Município de Vila Velha de Ródão entregou bolsas de estudo a estudantes do concelho que frequentam o ensino superior, numa cerimónia que decorreu no dia 3 de janeiro, às 16h, no Salão Nobre da Câmara Municipal. 

  • Educação
  • Publicado: 2019-01-08 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O Município de Vila Velha de Ródão entregou bolsas de estudo a estudantes do concelho que frequentam o ensino superior, numa cerimónia que decorreu no dia 3 de janeiro, às 16h, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

As bolsas perfazem um valor total de 15 mil euros, o que representa um aumento de quase 50% face ao ano anterior, sendo atribuídas a estudantes do concelho e em função dos rendimentos do seu agregado familiar.

A atribuição deste apoio aos alunos tem por base o Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e a avaliação da Comissão de Análise criada para o efeito. Sob proposta desta última, na reunião de 13 de novembro, a Câmara Municipal aprovou, para o ano letivo de 2018/2019, a atribuição de bolsas de estudo no valor de 15 mil euros, repartidas em dois grupos.

Foram atribuídas bolsas de estudo aos candidatos inscritos pela primeira vez, no primeiro ano de um curso superior, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, uma medida que tem por base um protocolo estabelecido com aquela instituição e que consiste no pagamento, por parte da autarquia, de uma bolsa de estudo no montante equivalente ao valor total das propinas.

As restantes bolsas de estudo são atribuídas independentemente da instituição de ensino superior que frequentem e destinam-se a comparticipar os encargos dos estudantes com a frequência de um curso superior.  

Na cerimónia de entrega das bolsas de estudo, os alunos presentes foram desafiados pelo presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, a partilharem algumas das suas expetativas quanto ao futuro profissional e a possibilidade de se fixarem no concelho.

Para o executivo do Município de Vila Velha de Ródão a formação superior é um fator de valorização cultural, académica e profissional, pelo que a atribuição e reforço deste tipo de apoio é essencial para criar condições para que as desigualdades económicas e sociais não impeçam o acesso à educação e, em particular, ao ensino superior.

PUB

PUB

PUB

PUB