Por: Diario Digital Castelo Branco
O Município de Proença-a-Nova e a Junta de Freguesia de Benfica assinaram um acordo de colaboração que define os parâmetros conducentes a um intercâmbio a realizar nas áreas da cultura, da edução, do desporto e também ao nível económico.
O Município de Proença-a-Nova e a Junta de Freguesia de Benfica assinaram um acordo de colaboração que define os parâmetros conducentes a um intercâmbio a realizar nas áreas da cultura, da edução, do desporto e também ao nível económico.
Assinado esta quinta-feira passada, dia 23, com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Lobo, e da presidente da Junta de Freguesia, Inês de Drummond Gomes, os autarcas destacaram a importância de realizar parcerias desta natureza entre entidades de diferentes geografias.
“Estamos a construir pontes de partilha para, em conjunto, darmos uma resposta que é muito mais forte para as nossas gentes”, considerou João Lobo. “Também esta partilha chega aos nossos agentes económicos que podem aceder aos espaços que a Junta de Freguesia de Benfica tem, para lá mostrarem e venderem os nossos recursos e nesta interação criarmos riqueza e valor para o nosso território”.
A presidente da Junta de Freguesia de Benfica destacou igualmente a importância deste tipo de iniciativas, sendo este o primeiro acordo que assinam com um Município no âmbito do intercâmbio cultural.
“Estamos naturalmente à disposição do Município e de todos os seus cidadãos para podermos estreitar as relações que hoje já tivemos oportunidade de explorar em outras áreas de interesse, nomeadamente económicas, que podem ser interessantes quer para o Município, quer para a Freguesia”, referiu Inês de Drummond Gomes.
Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o protocolo foi assinado perante uma plateia composta por alunos do quarto ano da Escola Básica Parque Silva Porto e de Proença-a-Nova e também de alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova e seniores de Benfica que realizaram diversas atividades em conjunto na tarde de quinta-feira e manhã de sexta-feira, onde se incluíram visitas ao Centro Ciência Viva da Floresta, à Igreja da Misericórdia, à Praia Fluvial da Fróia e ao Museu Isilda Martins.
Os alunos do quarto ano tiveram ainda a oportunidade de visitar o moinho de água do Galisteu e ver como se faz a farinha que depois foi, por sua vez, transformada em pão com chouriço com a ajuda da associação local.
“Neste programa que foi preparado, muito extenso e culturalmente muito interessante quer para os jovens das nossas escolas, quer para os nossos seniores, estamos a ser recebidos de uma forma muito acolhedora”, considerou Inês de Drummond Gomes. “Será com muito orgulho que estaremos em Benfica para vos receber”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet