Proença-a-Nova: Município aprova calendário de eventos para 2017

O programa de eventos do Município de Proença-a-Nova para desenvolver em 2017, aprovado em reunião do executivo municipal, foi construído tendo em conta aquela que é a estratégia da autarquia de promoção do território de forma a potenciar a visita e permanência de mais turistas no concelho.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-12-23 17:26
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O programa de eventos do Município de Proença-a-Nova para desenvolver em 2017, aprovado em reunião do executivo municipal, foi construído tendo em conta aquela que é a estratégia da autarquia de promoção do território de forma a potenciar a visita e permanência de mais turistas no concelho.

Segundo o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a aposta continua a ser nos eventos que destacam a gastronomia local, caso da tigelada, do plangaio e maranho, da filhó ou ainda da cereja. Em termos de festivais gastronómicos, realizar-se-á ainda uma renovada edição do Festival das Sopas a que se adiciona a temática do conduto, abarcando um leque variado de petiscos. A principal iniciativa do calendário de eventos continuará a ser a Festa do Município, agendada para os dias 9, 10 e 11 de junho, que terá o enfoque na Floresta como fonte de riqueza. “Visando o património, a cultura, o turismo de natureza, a gastronomia e os recursos endógenos, os nossos eventos promovem a aposta identitária do nosso território, fator diferenciador e, dessa forma, motor de atração. O desafio é-nos colocado a todos para um objetivo que se quer comum, que não é mais do que o desenvolvimento do concelho construindo em rede uma oferta que apresenta renovados motivos para se estar e visitar Proença-a-Nova”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

O programa de eventos inclui igualmente iniciativas que se realizam de forma consecutiva há vários anos. É o caso dos passeios pedestres que até junho de 2018, ao terceiro domingo de cada mês, vão promover a Grande Rota da Cortiçada, fazendo de forma faseada os 130 quilómetros deste percurso homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. A GR39, que estará completamente marcada no final do primeiro trimestre de 2017, promove uma visita a alguns dos pontos de interesse do concelho, destacando as paisagens naturais, a fauna e flora, as praias fluviais, os miradouros, a riqueza geológica e também as aldeias típicas. Também o Festival de Teatro, no 12º ano consecutivo de espetáculos, continuará a trazer a Proença-a-Nova companhias de teatro amador de todo o país no segundo sábado de cada mês.

2017 trará ainda a homenagem aos antigos combatentes do concelho que estiveram em França na I Guerra Mundial, o lançamento do livro com os textos vencedores do concurso literário Pedro da Fonseca, um congresso internacional de Arqueologia Militar ou um espetáculo com Nilton. O património imaterial continuará em destaque com novas edições do Encontro de Janeireiros e Encomendação das Almas. Na área desportiva, para além dos encontros de ténis do Proença Championship Tour, das corridas de carrinhos de rolamentos (com uma prova do campeonato nacional a realizar-se no concelho no dia 2 de julho), destaque ainda para a descida do rio Ocreza em canoa, a Cãominhada e o programa de animação de verão com atividades como hidroginástica nas piscinas públicas, a tarde aventura no Malhadal e as aulas de ginástica ao ar livre no Parque Urbano.

O programa inicia-se já a 6 de janeiro de 2017 com um Concerto de Reis no salão polivalente dos Paços do Concelho com 180 músicos e coro do Conservatório Regional de Castelo Branco. 

PUB

PUB

PUB

PUB