Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, disse hoje que a mudança do sistema de gestão do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) é uma possibilidade que está a ser estudada.
O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, disse hoje que a mudança do sistema de gestão do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) é uma possibilidade que está a ser estudada.
"A mudança de gestão do CHCB para modelo de ULS (unidade local de saúde) é uma possibilidade que está em cima da mesa, sim. Não está nada definido ainda. E, portanto, não posso confirmar, mas é uma questão que está a ser fortemente encarada", afirmou Manuel Delgado.
O governante, que falava aos jornalistas em Castelo Branco, após a apresentação dos projetos de remodelação do centro de saúde da Sertã , adiantou que essa possibilidade de mudança do sistema de gestão no CHCB está em estudo.
"Está um grupo de trabalho a estudar isso e pode ser que em 2017 haja novidades nessa matéria", sublinhou.
Manuel Delgado disse ainda que a ideia passa por integrar os cuidados de saúde e permitir que haja uma articulação mais consistente entre os cuidados primários e os hospitais, além de alterar o modelo de financiamento.
"Dessa forma, alteramos o modelo de financiamento que passa a ser de uma base capitacional, muito mais perspetivada de acordo com a saúde do que com a doença", frisou.
Contudo, admite que este modelo de financiamento é uma estratégia de risco para o Estado, que financia, não em função do número de doentes que aparecem, mas em função do número de cidadãos residentes: "É um risco para quem administra, porque tem que promover saúde e não apenas tratar doentes. É um desafio adicional que lançamos aos gestores".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet