Por: Diario Digital Castelo Branco
João Robalo e Salete Afonso, do Ateliê das Artes, apresentaram cerca de uma centena de máscaras de cerâmica, da autoria do ceramista, e figurinos da artesã.
João Robalo e Salete Afonso, do Ateliê das Artes, apresentaram cerca de uma centena de máscaras de cerâmica, da autoria do ceramista, e figurinos da artesã.
Neste desfile, que se pretendeu ser de causas, chamaram a atenção para a importância dos idosos na vida social da sua comunidade, convidando o público a participar com a entrega de um bem alimentar. O público como sempre foi solidário e encheu o Largo da Fonte, levando o seu donativo. Os bens serão distribuídos aos Centros de Dia de Escalos de Cima e Lousa, e entregues pela União de Freguesias das duas aldeias.
João Robalo, é natural de Escalos de Cima, e dedicou este desfile, aos seus conterrâneos.
Em passarela estiveram 5 figurantes e 25 manequins, dois deles idosos, muito aplaudidos pelo público, todos eles ensaiados e preparados por João Robalo e Salete Afonso, em que apresentaram uma centena de máscaras, em cerâmica, algumas ornamentadas com o tradicional Bordado de Castelo Branco, pedras preciosas, peles, fios de ouro, assim como com materiais recicláveis: vidros, lãs, casulos e restos de seda animal, etc. A roupa, foi criada de acordo com as máscaras, e a artesã, inspirou-se também no tradicional Bordado de Castelo Branco, dando-lhe outras formas e mostrando como se pode dar novas aplicações àquele que é o ex-libris da nossa cidade.
No final, o Presidente da Câmara, Sr. Luís Correia, elogiou o trabalho dos dois artesãos e entregou ao manequim escolhido, Andreea Roxana Basa, um workshop one day, oferta da agência de modelos, Karacter Agêncy de Lisboa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet