Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de julho de 2016

Fórum Cidadania apresenta propostas para o desenvolvimento do Interior

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O movimento de cidadãos Fórum Cidadania & Território apresentou à Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) um documento com 166 propostas para o desenvolvimento do Interior.

O movimento de cidadãos Fórum Cidadania & Território apresentou à Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) um documento com 166 propostas para o desenvolvimento do Interior.

O documento, a que a agência Lusa teve acesso, explica que as propostas correspondem a sugestões de medidas e de instrumentos de política de diversa natureza, repartidos pelos oito eixos do Programa Nacional para a Coesão Territorial.

As propostas apresentadas à UMVI resultam de um processo de consulta pública à sociedade civil através da utilização de metodologias participativas, que decorreu ao longo de cinco meses, e que têm como objetivo a sua integração no Programa Nacional para a Coesão Territorial.

Para o efeito, foram constituídos 11 fóruns de reflexão e debate de base territorial, distribuídos por todo o país e realizado um encontro nacional, que decorreu, em maio, na freguesia de Juncal do Campo, em Castelo Branco.

O objetivo passa por promover a mudança das representações dominantes e da imagem sobre o Interior, uma governação integrada e a cooperação e participação dos cidadãos e demais atores, o investimento estruturado na criação de ambientes acolhedores e a intervenção legislativa para facilitar o desenvolvimento de base local.

Além disso, visam ainda uma gestão integrada dos processos de repovoamento e de imigração, a dinamização de programas, plataformas e projetos estruturantes de base local e o investimento em sistemas de transportes integrados e em plataformas de relacionamento com meios digitais de banda larga.

Segundo o Fórum Cidadania & Território, neste processo estiveram envolvidos 362 atores, coletivos e individuais, públicos e privados, que representam diferentes setores da sociedade civil.

As propostas resultantes deste processo, além de serem apresentadas à UMVI, seguiram também para outras entidades relevantes, como a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Conselho Económico e Social (CES), grupos parlamentares, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), entre outros.

O Fórum Cidadania & Território adianta que com esta intervenção pretendeu dar um contributo para transformar perceções e representações sobre os fatores de unidade e de diversidade do Interior e aumentar a densidade demográfica e o nível de investimento nestes territórios.

A promoção do desenvolvimento diferenciado do Interior, a mobilização e ativação dos recursos disponíveis e o estímulo de processos de animação territorial e de articulação interinstitucional foram outros dos aspetos que este movimento de cidadãos teve em linha de conta.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!