Por: Patrícia Calado
Desde ontem que a Piscina-Praia de Castelo Branco já tem disponível uma rede wi-fi gratuita. A instalação foi feita pela empresa Allbesmart, que se encontra sediada no Centro de Empresas Inovadoras.
Desde ontem que a Piscina-Praia de Castelo Branco já tem disponível uma rede wi-fi gratuita. A instalação foi feita pela empresa Allbesmart, que se encontra sediada no Centro de Empresas Inovadoras.
De acordo com Luís Correia, a autarquia quis assim apoiar uma “uma startup que se instalou no Centro de Empresas Inovadoras, que já tem um prémio [no âmbito do programa europeu Horizonte 2020] pelo trabalho feito”.
A Câmara Municipal, no âmbito das Smart Cities (RENER Living Lab – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes), decidiu assim dotar eeste equipamento de rede WI-FI, de acesso livre para os utilizadores.
“Estamos integrados no projeto de cidades inteligentes. A cidade de Castelo Branco está virada para a inovação e orgulhamo-nos desse caminho. Apoiamos a inovação e o empreendedorismo”, adiantou o presidente do município albicastrense, Luís Correia.
A Allbesmart foi mais além do que era solicitado. A empresa albicastrense quis inovar e, por isso, instalou uma rede sem fios em que os utilizadores passarão igualmente a ser informados do nível de radiação UV em tempo real e as respetivas medidas de proteção.
“Os utilizadores vão ter acesso à informação da radiação ultravioleta que atualiza de quatro em quatro horas, também informa qual o produto adequado para cada tipo de pele e o relógio solar com as horas mais perigosas de exposição ao sol. O utilizador, quando acede à rede wi-fi, é forçado a ler estas informações”, explicou Paulo Marques, da Allbesmart.
Tendo em conta que a Piscina-Praia de Castelo Branco acolhe, todos os dias durante a época balnear, centenas de pessoas, este é um local onde “há uma intensa utilização da internet”. Por isso, para garantir que todos os utilizadores consigam aceder à rede wi-fi, a Allbesmart criou duas bandas de frequência “que, com duas antenas, o sinal é distribuído pelos access points”.
“Garantimos que 500 a 600 pessoas possam utilizar o wi-fi. Esta é uma tecnologia que evitou passar cabos e que pode ir até 20 quilómetros, vejo aqui potencial de levar internet a zonas rurais”, avançou Paulo Marques.
O vereador da Câmara Municipal, João Carvalhinho, sublinhou ainda que as instalações da Piscina-Praia de Castelo Branco usufruem de fibra ótica, cedida pela Portugal Telecom (PT). João Carvalhinho considerou que este foi um dia importante não só para Castelo Branco, mas para toda a região, sendo este “um local de referência”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet