Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A distrital do PSD de Castelo Branco acusa o Governo de manter-se em silêncio sobre o problema que afeta os produtores de cereja da região, situação que considera "absolutamente inaceitável".
A distrital do PSD de Castelo Branco acusa o Governo de manter-se em silêncio sobre o problema que afeta os produtores de cereja da região, situação que considera "absolutamente inaceitável".
"Curiosamente, o Governo tem-se mantido silente sobre esta questão [produtores de cereja], como se o distrito de Castelo Branco e os seus problemas não o incomodassem, o que o PSD considera absolutamente inaceitável" refere em comunicado a Comissão Política Distrital de Castelo Branco do PSD.
Os sociais-democratas argumentam com as recentes notícias difundidas pela comunicação social nacional a alertar para o facto de os produtores de cereja da Cova da Beira, Proença-a-Nova e de Oleiros "estarem com problemas muito sérios".
Adiantam ainda que existem pomares em que as quebras na produção ultrapassam os 80% e que algumas variedades mais precoces se encontrarem completamente perdidas.
"As condições climatéricas adversas causaram danos no processo de polinização e, consequentemente, no desenvolvimento do fruto. Agora, perturbam a colheita das cerejas, que se deveria ter iniciado no final do mês de abril, mas ainda não começou em alguns locais", afirmam.
No comunicado, o PSD de Castelo Branco diz que "não se conforma com esta indiferença do atual Governo" relativamente aos problemas da agricultura do distrito e reivindica que a situação seja monitorizada e que sejam aprovadas medidas de apoio aos agricultores, "similares às das outras regiões nas situações de intempéries".
"Portanto e com este problema, é toda a economia da região que está em causa", sustentam.
Por último, os sociais-democratas esperam que o Governo "acorde e desista de ignorar a questão" e sublinham que "o distrito de Castelo Branco, para este Governo, também tem de passar a ser Portugal".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet