Por: Cristina Valente
Com o aproximar do dia 13 de Maio, muitos são os grupos de peregrinos que caminham até Fátima. De Castelo Branco, partiram esta semana, vários grupos. Acompanhámos o grupo Peregrinos de Maria, o único, que temos conhecimento, se constituiu como associação, no final do ano passado.
Com o aproximar do dia 13 de Maio, muitos são os grupos de peregrinos que caminham até Fátima.
De Castelo Branco, partiram esta semana, vários grupos. Acompanhámos o grupo Peregrinos de Maria, o único, que temos conhecimento, se constituiu como associação, no final do ano passado.
Este grupo surgiu há já 12 anos, organizado por Cristina Lourenço, primeiro, em parceria com outra amiga, e desde 2010 sozinha.
O grupo saiu de Castelo Branco às 00 horas de segunda-feira, dia 9. Replica Prada Bags
A primeira caminhada, a mais longa da peregrinação, terminou ao final da tarde em Proença-a-Nova.
A chuva dos últimos dias, foi o que este ano, mais preocupava os peregrinos, que com o tempo incerto, "não sabíamos bem o que meter na mala" confessam.
Os impermeáveis não faltaram, mas a noite foi passada sem chuva, que só viria a fazer companhia ao grupo na chegada a Moitas, à hora de almoço, e na chegada a Proença-a-Nova.
A boa disposição é uma constante no grupo, apesar de, com o passar do tempo, o cansaço começar a "pesar" nas pernas.
Este grupo tem a particularidade de ao longo do trajeto, participar em várias celebrações religiosas, a começar logo pela saída.
"Gosto que seja celebrada uma missa para o grupo, é uma forma de tornar o grupo mais unido. Este ano a celebração teve lugar na Sé Concatedral, para que iniciássemos a caminhada pela Porta Santa" afirma Cristina Lourenço.
O grupo vai terminar a sua peregrinação dia 12 em Fátima, entrando na Igreja da Santíssima Trindade pela Porta Santa, "este é um ano especial, e a peregrinação, tinha também que ser especial" diz a responsável.
Para além das celebrações religiosas, o grupo agradece todas as refeições que toma, e reza o Pai Nosso antes de comer, para além de todos os dias ser rezado o terço.
"Esta não é uma caminhada desportiva ou de lazer. Essas há imensas ao longo de todo o ano, esta é uma caminhada de fé, religiosa, e fazemos questão de ter os nossos momentos de fé" explica Cristina Lourenço.
Este ano o grupo integra 93 peregrinos e 25 elementos no apoio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet