Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 28 de abril de 2016

Castelo Branco: Falta de apoios limita festival Aldeias Artísticas do Concelho

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A falta de apoios financeiros comprometeu a presença de artistas internacionais no segundo festival Aldeias Artísticas, um evento que leva a arte urbana a aldeias do concelho de Castelo Branco, anunciou hoje a organização.

A falta de apoios financeiros comprometeu a presença de artistas internacionais no segundo festival Aldeias Artísticas, um evento que leva a arte urbana a aldeias do concelho de Castelo Branco, anunciou hoje a organização.

"O projeto vai continuar. Apesar da sensibilização que fizemos para a falta de apoios, não houve qualquer passo em frente nessa matéria", lamentou Nuno Leão, um dos responsáveis da associação Terceira Pessoa.

Em declarações à agência Lusa, o responsável pela organização do evento disse que apesar da falta de apoios conseguiram fazer uma programação, com os artistas a deslocaram-se e a participaram voluntariamente.

Nuno Leão realça que a realização desta segunda edição do Aldeias Artísticas só é possível graças ao voluntariado dos artistas e às pessoas das quatro aldeias envolvidas no projeto.

"As pessoas queriam muito que acontecesse. Esta é uma iniciativa que passou a ser importante para elas. O pouco que se vai conseguir fazer deve-se, sobretudo, ao facto de os artistas participantes trabalharem gratuitamente", sustentou.

Adiantou ainda que os habitantes das quatro aldeias envolvidas sentem que a iniciativa valoriza o território e expressam a vontade de continuar a ter o festival.

"As pessoas contribuem, recebendo os artistas em suas casas e facultando-lhes alimentação", sublinhou.

Este responsável explica que na primeira edição foram orçamentados cerca de 30 mil euros, valor necessário para conseguir receber os artistas, alimentação, alojamento, viagens, pagamento de materiais e “cachet”.

"A verdade é que não conseguimos chegar perto desse valor", disse.

Apesar de todas as contrariedades, a organização do Aldeias Artísticas, que está a cargo da Terceira Pessoa e da associação EcoGerminar, conseguiu uma programação que irá envolver a presença de quatro artistas nacionais: BIGOD, Smile, DirtyCop e Zélia Duarte.

O evento arranca no dia 07 de maio, com o 12.º Fórum Cidadania e Território e, na manhã do dia 08, decorre um passeio pedestre pelas aldeias envolvidas.

À tarde, realiza-se uma conversa dedicada às "Artes de Rua" dinamizada pela Alma Azul e Há Festa no Campo.

No dia 12 de maio tem lugar uma aula aberta da Universidade da Beira Interior (UBI) no âmbito do 2.º Ciclo em Empreendedorismo e Inovação Social - "Inovação Social em Contexto Rural".

O fim de semana de 21 e 22 de maio será dedicado à fotografia, com o Encontro de Fotografia do Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) nas aldeias e a inauguração da exposição "Figura na Paisagem" de Rui Dias Monteiro.

Nos dias 28 e 29 de maio será apresentado o documentário "Há Festa no Campo" na aldeia do Barbaído e iniciam-se as intervenções artísticas de pintura mural dos quatro artistas presentes.

No dia 04 de junho, acontece a Tertúlia RPES - Rede Portuguesa de Economia Solidária - Reciprocidade Aldeã e, no dia 05, o VII Mercadinho do Camponês, cuja primeira edição decorre em Freixial do Campo.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!