Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de abril de 2016

Vila Velha de Rodão: GNR identifica manifestantes durante ação pelo rio Tejo

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Quatro pessoas foram identificadas pela GNR, em Vila Velha de Ródão, no âmbito de uma ação de luta e sensibilização pelo fim da poluição no rio Tejo, denuncia o Bloco de Esquerda (BE), em comunicado.

Quatro pessoas foram identificadas pela GNR, em Vila Velha de Ródão, no âmbito de uma ação de luta e sensibilização pelo fim da poluição no rio Tejo, denuncia o Bloco de Esquerda (BE), em comunicado.

Segundo a nota do BE, as quatro pessoas encontravam-se no cais de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, a preparar uma gravação de vídeo, no âmbito da ação de luta e sensibilização contra a poluição no rio Tejo.

O caso registou-se no sábado, cerca das 12:00, quando os cidadãos colocaram duas faixas no passadiço de acesso ao cais dos barcos, com a frase "Por um Tejo Vivo/Não à poluição", para servir de fundo ao vídeo.

"Quando estavam a preparar a gravação [do vídeo], apareceu uma viatura da GNR, do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão, com dois agentes que pediram a identificação aos quatro e a informar que as faixas teriam de ser retiradas", lê-se no comunicado.

À Lusa, fonte do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, confirmou a deslocação ao local e explicou que os militares "apenas identificaram as pessoas e foi que feito o relatório da ocorrência. Não se tratou de nada em especial".

Contudo, explicou que, nestes casos, os cidadãos são obrigados a comunicar e a pedir autorização à Câmara Municipal.

O BE reprova esta atuação da GNR e recorda o direito à manifestação civil, consagrado na Constituição da República Portuguesa: "Os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização. A todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação".

Deixam ainda um apelo "às autoridades e poderes de Vila Velha de Ródão" para que revejam as suas atitudes e que no futuro "não coíbam, de maneira nenhuma, a livre expressão dos cidadãos".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!