Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os deputados do PSD eleitos por Castelo Branco revelaram hoje que questionaram o Governo sobre a conclusão do processo de aquisição de novas instalações para o centro de emprego do Distrito.
Os deputados do PSD eleitos por Castelo Branco revelaram hoje que questionaram o Governo sobre a conclusão do processo de aquisição de novas instalações para o centro de emprego do Distrito.
No requerimento enviado ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, os dois deputados sociais-democratas adiantam que o anterior Governo de coligação PSD/CDS-PP deixou "tudo pronto" para concretizar esta aspiração dos serviços e dos utentes.
"Volvidos vários meses após a posse do atual Governo do Partido Socialista, apoiado pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Comunista Português, verifica-se que, pelo menos aparentemente, o processo não teve qualquer sequência, o que é deveras de lamentar", sustentam.
Manuel Frexes e Álvaro Batista explicam que na fase final do mandato do anterior Governo foi possível assegurar a disponibilidade dos meios financeiros e concluir um processo negocial com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco para adquirir o edifício do antigo quartel com o objetivo de ali vir a colocar as novas instalações do centro de emprego.
Os sociais-democratas recordam que a exiguidade das atuais instalações "não permite" a prestação de trabalho "em termos adequados" por parte dos profissionais que diariamente ali prestam serviço, nem um "atendimento condigno" aos utentes.
"Há muito que os dirigentes, técnicos e os utentes deste serviço local do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), IP aspiram pela aquisição de um novo local na cidade, consentâneo com as exigências de dignidade e respeito pelo trabalho dos seus colaboradores e pelos utentes dos serviços", afirmam.
Neste âmbito, querem saber se o IEFP "vai ou não concretizar a aquisição" do antigo quartel dos bombeiros de Castelo Branco para ali instalar as novas instalações do centro de emprego e, em caso negativo, porque é que o projeto foi abandonado.
"Mantém-se ou não a disponibilidade financeira e orçamental para a aquisição do edifício e para serem posteriormente concretizadas as indispensáveis obras de adaptação durante o ano de 2016", questionam os deputados do PSD.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet