Castelo Branco viveu intensa actividade "guitarrística"

Terminou no domingo passado o IV Festival de Guitarra de Castelo Branco, organização do Conservatório, tendo como direcção artística os docentes da classe de guitarra. Durante dez dias a cidade de Castelo Branco viveu uma intensa actividade "guitarrística".

  • Cultura
  • Publicado: 2016-02-17 10:32
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Terminou no domingo passado o IV Festival de Guitarra de Castelo Branco, organização do Conservatório, tendo como direcção artística os docentes da classe de guitarra. Durante dez dias a cidade de Castelo Branco viveu uma intensa actividade "guitarrística".

Tendo como ponto de partida a vertente formativa, contou-se este ano com duas masterclasses para aperfeiçoamento técnico e artístico dos jovens instrumentistas que escolheram a guitarra como o seu instrumento, anuncia o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco. 

Contou-se também, com uma série de concertos de absoluta excelência, que deram segundo a nossa opinião uma visão abrangente daquilo que se faz e que se pode fazer com a guitarra e com o repertório guitarrístico.
 Um destes concertos foi protagonizado por Júlio Guerreiro, formado na Escola Superior de Música de Lisboa e professor da Escola de Música do Conservatório Nacional, que apresentou um programa dedicado à nova música portuguesa interpretando obras de Vitorino d’Almeida, de Fernando Lobo e de Sérgio Azevedo. Deste último compositor, foi apresentada uma obra em estreia absoluta, a “Sonata nº 3”. Outro destes concertos foi pelo Quarteto Parnaso que apresentou um original programa dedicado exclusivamente às bandas sonoras dos clássicos do cinema. 

Este quarteto é constituído por músicos portugueses, todos formados nas instituições superiores nacionais. O concerto de abertura do festival foi feito pelos alunos da classe de guitarra do Conservatório e o de encerramento pelo guitarrista alemão Augustin Wiedemann. Wiedemann foi o vencedor do prestigiado Concurso Internacional de Guitarra de Havana em 1992 e lecciona no Vorarlberger Landeskonservatorium (Feldkirch, Áustria). Tem gravado vários CD, entre eles "Classic meets Soul" com o cantor e guitarrista de jazz Kosho.

PUB

PUB

PUB

PUB