Idanha-a-Nova: Penha Garcia cumpre tradição das Janeiras

Cantar as Janeiras tem um encanto muito especial no concelho de Idanha-a-Nova. Um bom exemplo é Penha Garcia, onde um grupo de cantadores percorre as ruas da aldeia durante todas as sextas-feiras e sábados do mês de janeiro..

  • Cultura
  • Publicado: 2016-02-03 09:43
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Cantar as Janeiras tem um encanto muito especial no concelho de Idanha-a-Nova. Um bom exemplo é Penha Garcia, onde um grupo de cantadores percorre as ruas da aldeia durante todas as sextas-feiras e sábados do mês de janeiro.

Inspirado na tradição, o Grupo das Janeiras, composto por algumas dezenas de pessoas de todas as idades, vai andando de casa em casa, incluindo estabelecimentos comerciais e instituições, entoando cânticos tradicionais e desejando um bom ano.

Todos os anos, a comunidade de Penha Garcia acolhe com carinho esta iniciativa, retribuindo com ofertas diversificadas, que revertem a favor da população, através da organização de festas durante o ano.

Penha Garcia é, assim, um bom exemplo entre outros no concelho de Idanha-a-Nova, onde grupos formais ou informais fazem perdurar a tradição das Janeiras e animam as localidades durante o primeiro mês do ano.

São usos, costumes e tradições que fazem parte do património cultural do concelho, com cada vez maior projeção nacional e internacional, após a integração de Idanha-a-Nova na Rede de Cidade Criativas da UNESCO, no âmbito da música.

PUB

PUB

PUB

PUB