Castelo Branco: Loja Ponto JA expõe biográfica - “Padre António Vieira”

Está patente, até 31 de janeiro, nos Serviços Desconcentrados do IPDJ de Castelo Branco - Loja Ponto JA, a Exposição Biográfica “Padre António Vieira”.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-01-17 08:24
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Está patente, até 31 de janeiro, nos Serviços Desconcentrados do IPDJ de Castelo Branco - Loja Ponto JA, a Exposição Biográfica “Padre António Vieira”.

Esta exposição é da autoria da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e  visa:

- Sensibilizar os jovens para os Direitos Humanos,

- Promover valores como a igualdade e a solidariedade,

- Promover a Loja Ponto JA de Castelo Branco e o Centro UNESCO Educação para Todos de Castelo Branco como locais privilegiados de encontro, difusão e promoção da educação não formal

 

Padre António Vieira (Lisboa, 6 de Fevereiro de 1608 - Bahia, 18 de Julho de 1697) foi um religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Influenciou a sociedade do século XVII onde se destacou como missionário no Brasil, onde ficou conhecido por "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi), por defender os direitos humanos dos indígenas, combatendo a sua exploração e escravização. Outra das suas causas foi a defesa dos judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos e, imagina, a abolição da escravatura. Foi, ainda, um crítico feroz da Inquisição e dos próprios sacerdotes. Dono de uma fina e clara oratória fica, ainda, reconhecido na literatura pelos seus sermões, entre os quais o famoso “Sermão de Santo António aos Peixes”.

PUB

PUB

PUB

PUB