Castelo Branco: Documentário “Há Festa no Campo” exibido na aldeia de Chão-da-Vã, seguido da tradicional Lagarada

O projeto "Há Festa no Campo" com um programa mais uma vez dedicado à cultura e desenvolvimento local das aldeias no próximo sábado, dia 9.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-01-06 07:20
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O projeto "Há Festa no Campo" com um programa mais uma vez dedicado à cultura e desenvolvimento local das aldeias no próximo sábado, dia 9.

 Às 17:30 horas, na Casa do Povo do Chão-da-Vã, será exibido o filme-documentário que está a ser rodado nas aldeias da União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo. Com realização de Tiago Moura e Pedro Pires, o filme acompanha o desenvolvimento das várias dinâmicas do projeto "Há Festa no Campo", cruzando-as com testemunhos e histórias de vida daqueles que habitam as aldeias e de outros que a elas começam a chegar.

"O Há Festa no Campo entra agora no seu terceiro ano de desenvolvimento. Depois de nos dois primeiros anos termos, juntamente com as populações destas aldeias, desenvolvido várias propostas de desenvolvimento local destes territórios através da arte e da cultura, interessa-nos agora que as mesmas sejam apropriadas pelos locais, no sentido de eles mesmos continuarem as dinâmicas do projeto." - referem em comunicado Marco Domingues e Nuno Leão, responsáveis pela direção do projeto. É também por essa razão que a mostra do documentário que se programa para o próximo sábado, está a ser organizada em conjunto com os habitantes e associações locais como a  Cooperativa dos Olivicultores do Chão da Vã e a Casa de Burros.

Depois da exibição do documentário, acontecerá a lagarada tradicional onde se poderá provar o azeite produzido no lagar tradicional que ainda existe na aldeia do Chão da Vã. "O azeite que se produz nestas aldeias é um produto de elevada qualidade e que as caracteriza. O Há Festa no Campo integra assim este produto no projeto, construindo uma visão sustentada de cultura, desenvolvimento social e economia. É esta forma de criar sinergias que, acreditamos, pode fazer a diferença no que diz respeito às oportunidades de desenvolvimento destes territórios e das suas gentes." - adiantam os responsáveis do Há Festa no Campo.

O comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, convida todas as pessoas a virem até à aldeia do Chão da Vã no dia 9 de janeiro. Será certamente uma oportunidade para provar, olhar e conhecer de uma forma mais próxima estas comunidades e os seus projetos.

 

Ficha Técnica do Documentário

Realização: Pedro Pires e Tiago Moura  Participação: Diamantino Simão Edição: Cátia Santos Produção: Ana Gil e Nuno Leão Promotores: Associação EcoGerminar e Terceira Pessoa Associação Apoio Financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian  Parceiros: Escola ETEPA, Câmara Municipal de Castelo Branco, União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo

 

Créditos Fotográficos

Fotografia: Nuno Leão / Há Festa no Campo

PUB

PUB

PUB

PUB