Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 12 de julho de 2011

FENPROF preocupada com "desconhecimento" da politica educacional do Governo

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Federação Nacional de Professores (FENPROF) reúne-se a partir de hoje em Braga com o “desconhecimento” sobre a política educacional do novo Governo quanto à avaliação dos professores e à constituição de mega-agrupamentos como principais preocupações.

A Federação Nacional de Professores (FENPROF) reúne-se a partir de hoje em Braga com o “desconhecimento” sobre a política educacional do novo Governo quanto à avaliação dos professores e à constituição de mega-agrupamentos como principais preocupações.

Em declarações à Agência Lusa, o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, adiantou algumas das questões que serão abordadas nesta reunião.

“Há coisas que são urgentes perceber: a constituição ou não dos mega-agrupamentos previsto pelos anterior Governo e se o modelo de avaliação dos professores será ou não aplicado, será ou não suspenso”, enumerou.

Quanto aos mega-agrupamentos, Mário Nogueira esclareceu ser “imperativo” saber “se vão ou não avante porque o ano escolar está quase a arrancar e uma medida destas traz muitas implicações”.

Caso avancem os mega-agrupamentos, explicou o responsável, “isso significa fusão de escolas, extinção de escolas, criação de novos órgãos pedagógicos, departamentos de aprovação de projetos educativos comuns que não existe”.

Tais medidas a “terem que ser tomadas já”, implicariam “que alguns professores ficassem sem férias”, afirmou.

Além destas questões, também o programa de Governo suscita “dúvidas”, adiantou Mário Nogueira.

“Há dissonâncias entre as promessas eleitorais e o que consta no programa de Governo, nomeadamente no que toca ao modelo de avaliação dos professores”, especificou o dirigente sindical.

Para o secretário-geral da FENPROF, o “desconhecimento da política educacional” é um dos “maiores problemas em cima da mesa”.

Segundo Mário Nogueira, é preciso “saber se o modelo de avaliação dos professores aprovado pelo Governo anterior vai ou não ser aplicado”.

Caso “este modelo seja aplicado”, considerou o responsável, “isso significa que afinal os compromissos assumidos pelos partidos que hoje são Governo não foram respeitados”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!