Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 20 de janeiro de 2026

Laboratório "E-novation" do Politécnico reforça estratégia regional de microeletrónica em Castelo Branco

Por: Diário Digital Castelo Branco

O “E-novation Lab”, laboratório de inovação tecnológica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), está a afirmar-se como uma infraestrutura de referência na reparação, recondicionamento e engenharia reversa de placas de circuito impresso (PCB).

O laboratório integra o GreenUpPCB, um hub orientado para a economia circular e a sustentabilidade no setor da eletrónica.

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco, o GreenUpPCB encontra-se integrado na Estratégia para os Semicondutores e Microeletrónica da Região Centro, promovida pela CCDR-C, que aposta na criação de hubs tecnológicos regionais capazes de reforçar a cadeia de valor da microeletrónica, apoiar o empreendedorismo tecnológico e promover a transferência de conhecimento para as empresas. Neste contexto, o GreenUpPCB posiciona-se como um polo de suporte técnico e tecnológico, complementando a produção e o desenvolvimento de novos sistemas com soluções de manutenção avançada, reacondionamento e extensão do ciclo de vida de equipamentos eletrónicos.

Coordenado por Rogério Dionísio, docente do IPCB, o E-novation Lab disponibiliza serviços especializados a empresas dos setores da energia renovável, automação industrial e transportes, recorrendo a equipamentos avançados de diagnóstico, teste e engenharia reversa. Esta abordagem permite reduzir custos, minimizar resíduos eletrónicos e aumentar a resiliência de sistemas industriais críticos.

Enquanto núcleo operacional do Hub GreenUpPCB, o laboratório desenvolve ainda projetos de investigação aplicada, incluindo soluções baseadas em inteligência artificial e visão por computador, e aposta fortemente na capacitação de talento, através de estágios, micro-credenciais e formação técnica, em linha com os objetivos regionais de atração e fixação de competências na área da microeletrónica.

A criação do "E-novation" Lab em Castelo Branco vem demonstrar que a Região Centro está a construir um ecossistema de inovação em microeletrónica que valoriza não apenas a produção, mas também a sustentabilidade, a economia circular e a qualificação de recursos humanos, contribuindo para um desenvolvimento regional mais equilibrado e competitivo.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!