Sertã: Mais de 200 alunos concorrem ao Projeto “Heróis da Fruta”

Pelo segundo ano, a Câmara Municipal da Sertã candidatou escolas do concelho ao projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.É uma iniciativa promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, considerado o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil. Refira-se que as edições anteriores envolveram no total 183.395 alunos de vários concelhos do país.

  • Educação
  • Publicado: 2015-10-28 06:38
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Pelo segundo ano, a Câmara Municipal da Sertã candidatou escolas do concelho ao projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.É uma iniciativa promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, considerado o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil. Refira-se que as edições anteriores envolveram no total 183.395 alunos de vários concelhos do país.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, na edição deste ano participam mais de 200 crianças do Agrupamento de Escolas da Sertã: 111 alunos da Escola Básica São Nuno de Santa Maria (seis turmas do primeiro ciclo do ensino básico), 27 alunos da Escola Básica do Castelo (20 alunos do primeiro ciclo do ensino básico e sete da educação pré-escolar) e 80 crianças do Jardim de Infância da Sertã, num total de 218 alunos.

As escolas irão aceder aos materiais pedagógicos que necessitam para este projeto, sem qualquer custo. “Trata-se de um modelo chave-na-mão que qualquer estabelecimento de ensino pode colocar em prática de uma maneira simples e eficaz”, referiu Mário Silva, presidente e fundador da APCOI.

A adesão à iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” vem complementar o programa Regime de Fruta Escolar desenvolvido pela Câmara Municipal da Sertã nos estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico: duas vezes por semana é oferecida a cada aluno uma peça de fruta ou legume (tomate ou cenoura) ao lanche. Havendo ainda algum trabalho a fazer nesta matéria, tem sido visível uma melhoria no consumo de fruta pelos alunos do concelho.

De acordo com José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, iniciativas deste género, desenvolvidas de forma concertada, conseguirão imprimir progressivamente uma melhor qualidade de vida nas crianças, neste caso no que diz respeito à saúde, ao mesmo tempo que as dotam de mecanismos que as tornarão em adultos responsáveis e conscientes da importância das suas ações.

Recorde-se que na edição anterior, os hinos criados pela Escola Básica São Nuno de Santa Maria e pela Escola Básica da Cumeada ficaram, respetivamente, em primeiro e terceiro lugares a nível distrital. No cômputo nacional, a Escola Básica São Nuno de Santa Maria ficou em nono lugar numa competição que registou no total a participação de 755 escolas.

O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» regressa às escolas no início do ano letivo 2015/2016 para prevenir uma realidade preocupante: 74% das crianças portuguesas não ingere fruta na quantidade recomendada diariamente, das quais 7% não consome qualquer porção de fruta por dia. Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância. Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças afetadas por esta epidemia mundial: uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso.

“Está cientificamente comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos heróis da fruta aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta no lanche escolar das crianças que nele participam”, afirmou Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, sublinhando ainda que “nas últimas edições tivemos participações de todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a todas as escolas do país”.

 

Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 202.531 crianças através das seguintes iniciativas: 183.395 inscritas em quatro edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 8.000 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 3.230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1.491 foram atendidas por nutricionistas em sessões gratuitas de aconselhamento personalizado. Saiba mais em www.apcoi.pt

PUB

PUB

PUB

PUB