Por: Diario Digital Castelo Branco
A União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral vai realizar um evento que pretende trazer à memória atividades e práticas já em desuso como é o caso da malha dos cereais.
A União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral vai realizar um evento que pretende trazer à memória atividades e práticas já em desuso como é o caso da malha dos cereais. “ As malhas-o reviver da tradição”, é precisamente o nome do evento que vai ter lugar em Vale da Mua, a 11 de Julho, com um programa recheado de iniciativas.
A demonstração/ recriação da ceifa do trigo à moda antiga, ou seja com as foices, ferramenta em desuso e o ir buscar água à fonte de mergulho num cântaro de barro, pela chamadas aguadeiras, serão recriados.
Água esta que era consumida pelos ceifeiros, que envergarão os trajes tradicionais usados há décadas. Relacionado com a ceifa realiza-se depois a malha propriamente dita, com o cereal a ser atado, carregado e levado para a eira. Armados de mangual, os homens esbracejam e parecem medir forças, com pancadas firmes
Seguidamente, será servido um almoço tradicional e haverá uma merenda tradicional, onde não faltarão as iguarias consumidas pelos homens que malham o trigo, esfaimados, depois de tão esgotante tarefa. Pelo meio haverá outras surpresas, recriações e revisitação dos lugares da memória. A visita à fonte de mergulho da Corga será outro momento da atividade. Relembre-se que a água era essencial nestas alturas, pois quer ceifar, acondicionar, transportar e malhar eram executados no verão, com um calor extasiante. A mulher(aguadeira) encarregue de trazer a água, às vezes de longe, não parava, como vai ser demonstrado.
Relembre-se que a União de Freguesias providenciou a sementeira( em Novembro do ano passado) de um campo de trigo e centeio, com vista a poder acompanhar todo o processo de obtenção dos grãos de cereais, neste caso trigo e centeio. Já na sementeira tinha sido usado um arado(charrua) e um burro, como nos tempos passados. Tudo será registado em fotografias e vídeo.
O programa é o seguinte: 9 horas- Abertura do evento com os Bombos da Casa do Benfica de Proença-a-Nova; 9.15-início da ceifa numa ceara da Junta de Freguesia; 11h-visita ao Moinho dos Carvalhos e à fonte de Mergulho da Corga; 12h30-almoço tradicional; 15h-malha do trigo; 17 h-atuação do Rancho Folclórico os” Resineiros de Corgas”, merenda tradicional e exibição de acordeonistas locais.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet