Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 22 de junho de 2015

Distritais do PS querem mais cooperação entre ensino superior da região Centro

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

As seis federações distritais do Centro do PS defenderam, após uma reunião em Coimbra, uma maior cooperação entre as instituições de ensino superior público da região, informou à agência Lusa o presidente da distrital de Coimbra.

As seis federações distritais do Centro do PS defenderam, após uma reunião em Coimbra, uma maior cooperação entre as instituições de ensino superior público da região, informou à agência Lusa o presidente da distrital de Coimbra.

"É necessário um melhor relacionamento de cooperação entre as instituições de ensino superior público da região", sublinhou Pedro Coimbra, após um encontro entre as seis distritais socialistas da região Centro (Viseu, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Aveiro e Coimbra).

Segundo o líder do PS de Coimbra, os estabelecimentos "concorrem a nível nacional e global" e é importante a criação de "sinergias", aproximando-os e desenvolvendo "objetivos comuns, à imagem do que se fez no Porto e em Lisboa".

A junção de esforços dá competitividade às instituições, o que é uma mais-valia para a própria região, apontou Pedro Coimbra, frisando que os nove estabelecimentos presentes no território devem "trabalhar em rede".

Durante a reunião também foi debatida a necessidade de se "trabalhar institucionalmente em conjunto" e de se assumirem "posições de forma muito clara" em torno do investimento público, referiu.

"Não podemos deixar de defender o investimento público e não o devemos fazer de forma envergonhada. O investimento público gera riqueza, emprego e estimula o investimento privado", realçou, recordando a necessidade de intervenções nos itinerários complementares (IC) 6 e 7, no Porto da Figueira da Foz, na linha ferroviária da Beira Alta ou a construção de uma autoestrada entre Coimbra e Viseu.

A exigência em torno destes investimentos deve abranger dirigentes políticos, deputados, autarcas, bem como as comunidades intermunicipais, afirmou, salientando que estas intervenções são "matérias suprapartidárias".

O encontro entre federações contou com Pedro Nuno Santos, da federação de Aveiro, António Borges, da federação de Viseu, José Miguel Medeiros, da federação de Leiria, Hortense Martins, da federação de Castelo Branco e António Carlos Santos, da federação da Guarda.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!