Castelo Branco: Engenharia e Tecnologia do Politécnico em atividade e dinamismo

Durante duas semanas, cerca de 700 alunos do ensino secundário tiveram a oportunidade de visitar a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e perceber o que de melhor se faz nas áreas da engenharia e da tecnologia.

  • Educação
  • Publicado: 2015-03-18 06:54
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Durante duas semanas, cerca de 700 alunos do ensino secundário tiveram a oportunidade de visitar a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e perceber o que de melhor se faz nas áreas da engenharia e da tecnologia.

A Semana de Engenharia e o Fórum de Informática e Novas Tecnologias (INFOTEC), serviram de mote para um mês de março cheio de dinâmica e atividade na Escola Superior de Tecnologia do IPCB. Estes eventos permitiram aos participantes tomar conhecimento e interagir com algumas das mais recentes tecnologias, técnicas ou metodologias usadas no mercado, tendo sido abordados temas desde a inovação ao empreendedorismo, com particular enfoque na engenharia e na tecnologia.

Visitaram a escola alunos do distrito de Castelo Branco (Covilhã, Fundão, Sertã, Alcains, Castelo Branco), da região de Viseu (Tondela e Figueiró dos Vinhos) e também das Caldas da Rainha, que tiveram oportunidade de realizar várias atividades, nomeadamente cursos breves, palestras, workshops, concursos, torneios de jogos, entre outras. A elevada afluência de participantes, e sobretudo as reações claramente positivas, foram indicadores do sucesso destas sessões.

A Semana de Engenharia e o INFOTEC englobaram também uma vertente mais profissional, tendo sido realizadas diversas sessões destinadas a alunos da ESTCB e a profissionais que trabalham nestas áreas. 

A 5.ª edição da Semana de Engenharia, que agrega as Jornadas de Engenharia Industrial, Jornadas de Engenharia Civil, Jornadas de Engenharia das Energias Renováveis e as Jornadas de Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações, contou com a presença de representantes de empresas e organizações na área de engenharia, nomeadamente Ordem dos Engenheiros, Galp Energia SA, Specman Lda, Enforce, MédioTejo21, IrRADIARE, Generg, Visabeira Global SGPS, Exide Technologies (Tudor), Sapo.pt e Teka Electronics.

Durante o evento foram abordadas as mais diversas temáticas, desde a gestão da lubrificação, fiabilidade na manutenção, engenharia civil, sustentabilidade e construção de maquetes, passando pela produção de biocombustíveis, energia eólica e mobilidade elétrica até às redes de telecomunicações, produção de baterias, construção de drones e placas de circuito impresso.

Durante o Fórum de Informática e Novas Tecnologias (INFOTEC) foram realizadas 7 palestras sobre diversas temáticas da Informática e das Tecnologias, incluindo uma sessão destinada ao testemunho de ex-alunos sobre a sua experiência enquanto estudantes e a entrada no mercado de trabalho. Foi ainda dada oportunidade a alguns alunos e diplomados para apresentarem os seus projetos enquanto empresários.

A vertente mais prática do evento incluiu 5 Workshops destinados a estudantes do ensino superior na área da informática, nomeadamente Modelação e Animação 3D, SmartGeo, QT Widgets, Presentation Skills, IEEE - From student to a successful professional, onde participaram também diversos alunos de ERASMUS do IPCB. Decorreram ainda 7 “InfotecLabs”, laboratórios práticos destinados exclusivamente a alunos do ensino secundário, nas áreas do desenho em Flash, informática e robótica, bases de dados, criação de jogos e programação.

Numa abordagem mais lúdica, foram realizados 2 torneios, Torneio de Heartstone da E-University League e Torneio de League of Legends da E-University League, que são jogos de estratégia e de equipa jogados a nível mundial. Neste caso foram formadas equipas de 5 elementos que disputaram o jogo entre si, animando os participantes que assistiram à competição.

Em jeito de balanço, as comissões organizadoras consideraram que os objetivos foram integralmente alcançados, ou mesmo superados, uma vez que esta experiência permitiu a aquisição de competências importantes, que poderiam não ser adquiridas em contexto de aula, e que servem de complemento à formação. Além da partilha de conhecimento, viveram-se também momentos de boa disposição e companheirismo entre toda a comunidade académica da escola.

De referir ainda que a ESTCB realizará mais eventos durante o corrente ano letivo, estando prevista para maio nova edição da Feira de Emprego, que se destina a alunos finalistas e voltará a trazer à escola várias empresas da área tecnológica, com interesse nos talentos formados no IPCB. 

PUB

PUB

PUB

PUB