Fundão recebe jovens de 10 países europeus que participam em intercâmbio

Sessenta jovens de dez países da Europa vão estar de domingo até ao final do mês no concelho do Fundão a participar num intercâmbio financiado pelo programa "Erasmus Mais", anunciou hoje a associação promotora desta iniciativa.

  • Educação
  • Publicado: 2015-03-17 18:21
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Sessenta jovens de dez países da Europa vão estar de domingo até ao final do mês no concelho do Fundão a participar num intercâmbio financiado pelo programa "Erasmus Mais", anunciou hoje a associação promotora desta iniciativa.

De acordo com Sérgio Salvado do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas (GCAD), o financiamento obtido é de 45 mil euros e o projeto foi apresentado em consórcio com outras associações juvenis e com a Câmara Municipal do Fundão, que desta forma pretendem fomentar "a partilha de experiências entre os jovens envolvidos" e ao mesmo tempo "dar a conhecer o concelho fora de portas".

"Do ponto de vista do GCAD, consideramos que esta iniciativa é muito importante porque é uma porta aberta para a internacionalização da nossa associação juvenil", acrescentou aquele responsável.

Com a designação de "Youth4Tree2014", o projeto terá como tema central "os territórios de baixa densidade e o empreendedorismo jovem", sendo que estão programadas várias ações de reflexão e debate com base nessa temática.

Oriundos de Portugal, Malta, Azerbaijão, República Checa, Espanha, Bulgária, Macedónia, Turquia, Arménia e Ucrânia, os jovens também serão integrados em atividades lúdico-recreativa no âmbito do desporto de aventura e natureza.

O programa inclui ainda a realização de diversos passeios e visitas a vários pontos de interesse do concelho.

Sérgio Salvado frisou igualmente que os jovens do concelho também estão a ser convidados a juntar-se às atividades e lembrou que, além disso, também serão integrados em projetos nos países de origens dos participantes no projeto fundanense.

Para já, o Fundão já teve alguns jovens em intercâmbios na Roménia e na Lituânia e dispõe ainda de uma bolsa de mais 50 vagas, número que poderá duplicar à medida que as associações parceiras de cada país consigam aprovar os respetivos projetos.

Parceira neste consórcio, a autarquia fundanense destaca a "grande importância de todas as iniciativas que se enquadram na política de juventude e empreendedorismo que tem sido implantada pelo município", sublinhou o vice-presidente da câmara.

Miguel Gavinhos anunciou ainda que, no âmbito de um protocolo a assinar com a Câmara de Braga através da Fundação Bracara Augusta, o Fundão irá ter uma Loja Europa Jovem, estrutura orientada para dar informações aos jovens sobre a União Europeia, bem como para desenvolver projetos de mobilidade e programas de voluntariado internacional.

"Pretendemos que essa loja fique instalada num ambiente criativo e orientado para os jovens, que é a Incubadora e Fab Lab Aldeias do Xisto e estamos a fazer os possíveis para que possa ser aberta no dia 09 de maio, quando se assinala o Dia da Europa", afirmou.

PUB

PUB

PUB

PUB