Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 26 de janeiro de 2015

Tsipras chega a acordo com nacionalistas gregos. Já há governo em Atenas

Por: Diario Digital Castelo Branco

Líder do Syriza, partido que venceu as legislativas gregas de domingo, esteve reunido com os Gregos Independentes.

Líder do Syriza, partido que venceu as legislativas gregas de domingo, esteve reunido com os Gregos Independentes.

À saída do encontro com Alexis Tsipras, Pannos Kammenos, líder dos nacionalistas, anunciou: "A partir deste momento há governos neste país", anuncia o DN online.

Alexis Tsipras ficou a dois deputados da maioria absoluta. Com 36,34% dos votos elegeu 149. Precisava de 151. Num total de 300. Por isso iniciou já esta manhã, em Atenas, consultas com outros partidos para formar governo. Os primeiros com quem se reuniu foram os Gregos Independentes, formação nacionalista de direita, que tal como o Syriza é contra o resgate da troika e contra a austeridade. Tiveram 4,75% dos votos e elegeu 13 deputados.

Ao longo do dia - e numa altura em que a Bolsa de Atenas se afunda - Tsipras vai anda reunir-se com os líderes do quarto e do quinto partidos, ou seja, o To Potami e o do KKE. Os centristas obtiveram 6,05% dos votos e conseguiram 17 assentos parlamentares. Os comunistas 5,47% e 15 deputados. Os encontros ainda não estão encerrados e poderá haver outras consultas ao longo do dia.

Nestas eleições, os dois maiores partidos gregos no passado, a Nova Democracia e o Pasok ficaram respetivamente em quinto e em sétimo lugar. Os conservadores do até agora primeiro-ministro Antonis Samaras obtiveram 27,81% dos votos e 76 deputados. Os socialistas liderados pelo até agora vice-primeiro-ministro Evangelos Venizelos tiveram apenas 4,68% e 13 eleitos.

O tempo urge para Tsipras, de 40 anos, que depois de declarar ontem à noite na capital grega que a troika é passado e vai negociar com os credores internacionais de uma forma que seja benéfica para todas as partes, precisa agora de formar governo para, depois, iniciar o diálogo com esses mesmos credores e parceiros internacionais.

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!