Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O rei Juan Carlos anunciou a sua sua vontade de renunciar ao torno e abrir o processo de sucessão, informou hoje o presidente do Govenro espanhol, Mariano Rajoy.
O anúncio foi feito esta manhã pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy. O príncipe Felipe deverá ser o próximo rei de Espanha.
"D. Juan Carlos está convicto da sua decisão", disse o chefe do Governo espanhol, na sua declaração à imprensa espanhola, convocada de urgência para o palácio da Moncloa, hoje, às 10.30 (09.30, em Lisboa).
A decisão de Juan Carlos, de 76 anos, e rei há 39, deverá ter sido tomada em janeiro, segundo indicaram fontes próximas da Casa Real espanhola ao diário ABC.
"Este processo vai desenrolar-se com plena normalidade, num contexto de estabilidade institucional", disse Rajoy. O próximo passo é convocar um conselho de ministros extraordinário.
Felipe, príncipe das Astúrias, de 46 anos, é o primeiro na linha de sucessão ao trono e deverá suceder ao pai no trono de Espanha. Quando chegar ao trono será Felipe VI de Espanha e Letizia será rainha de Espanha. Casados há dez anos, os futuros reis de Espanha têm duas filhas, Leonor (que se torna na primeira na linha de sucessão ao trono) e Sofia, que nasceram em 2005 e 2007.
Num encontro informal realizado com a imprensa em 2013, Felipe afirmou que estava preparado para ser rei quando fosse necessário. A notícia foi entendida como uma porta aberta para Juan Carlos abdicar, uma ideia que o Rei rejeitaria publicamente pouco tempo depois.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet