Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Mundo 29 de maio de 2014

Excesso de peso afeta 2,1 mil milhões no Mundo e continua a aumentar

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O número mundial de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões em 1980 para 2,1 mil milhões em 2013, revela um estudo hoje publicado pela revista Lancet, segundo o qual o problema continua a aumentar. O número mundial de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões em 1980 para 2,1 mil milhões em 2013, revela um estudo hoje publicado pela revista Lancet, segundo o qual o problema continua a aumentar.

Nos últimos 33 anos, escrevem os investigadores, a taxa de adultos obesos e com excesso de peso aumentou 28%, enquanto a das crianças (até aos 19 anos) subiu 47%.

Liderada por Emmanuela Gakidou, do Instituto para a Avaliação e a Métrica da Saúde na Universidade de Washington, nos EUA, a equipa de investigadores diz ter feito a análise mais exaustiva de sempre, com base em dados recolhidos em estudos, relatórios e na literatura científica sobre a prevalência de excesso de peso e obesidade em 188 países entre 1980 e 2013.

«Ao contrário de outros grandes riscos para a saúde, como o tabaco e a nutrição infantil, a obesidade não está a diminuir. Os nossos resultados mostram que os aumentos na prevalência da obesidade têm sido substanciais, generalizados e concentrados num curto período de tempo», alertou Gakidou, citada num comunicado enviado pela Lancet.

Apesar da «imagem preocupante» que estes números traçam, o ritmo de crescimento da epidemia parece ter abrandado nos últimos oito anos nos países desenvolvidos.

Já nos países em desenvolvimento, onde se concentram 62% dos obesos do mundo, o ritmo mantém-se elevado.

As diferenças entre países desenvolvidos e em desenvolvimento revelam-se também em outros fatores: no mundo desenvolvido os homens têm maiores taxas de obesidade do que as mulheres e nos países em desenvolvimento ocorre o oposto.

O maior aumento nos níveis de excesso de peso e obesidade ocorreram entre 1992 e 2002, sobretudo entre os 20 e os 40 anos.

A prevalência de excesso de peso e obesidade nas crianças aumentou significativamente nos países desenvolvidos, de 17% em 1980 para 24% em 2013 entre os rapazes e de 16% para 23% nas raparigas.

Nos países em desenvolvimento, o aumento foi de 8% para 13% tanto entre os rapazes como nas raparigas nos últimos 33 anos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!