Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 29 de abril de 2014

Proença-a-Nova: Feira de Ciência com 500 participantes

Por: Diario Digital Castelo Branco

Cerca de 500 pessoas participaram nas atividades da Feira de Ciência, que decorreu sexta-feira e sábado no parque urbano de Proença-a-Nova. O planetário portátil foi um dos equipamentos mais procurados, tendo sido promovida uma sessão adicional, além das seis inicialmente constantes do programa. 

Cerca de 500 pessoas participaram nas atividades da Feira de Ciência, que decorreu sexta-feira e sábado no parque urbano de Proença-a-Nova. O planetário portátil foi um dos equipamentos mais procurados, tendo sido promovida uma sessão adicional, além das seis inicialmente constantes do programa. Robótica, construção e lançamento de microfoguetes, carros solares, exposição de fósseis e oficinas diversas captaram público de todas as idades.

Desdobrada em vários núcleos, incluindo a galeria municipal e o espaço infanto-juvenil, a feira contou com a participação de diversas instituições, nomeadamente o Centro Ciência Viva de Estremoz, Geopark Naturtejo e FISUA – associação de Física da Universidade de Aveiro. Localmente associaram-se o Instituto de São Tiago e a Universidade Sénior. A organização foi partilhada entre a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento (no âmbito de um projeto apoiado pela agência nacional Ciência Viva), Município e Centro Ciência Viva da Floresta.

O espetáculo Ciência Mágica proporcionou um serão animado, com quase duas horas de magia em que foram desvendados alguns contributos da química, física e matemática para criar efeitos de ilusionismo. Filipe Monteiro, químico, mágico e escritor, recorreu a vários números com cartas e surpreendeu o público com a capacidade de “adivinhar” cálculos e resultados matemáticos.

Para incentivar à participação nas diversas atividades, foi criado um passaporte que após o preenchimento dava acesso a bilhetes para o Centro Ciência Viva da Floresta. Algumas oficinas com lotação limitada funcionaram mediante inscrição, enquanto a maioria das atividades foram de participação livre, com circulação dos participantes entre os vários módulos ao longo dos dois dias de feira.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!