Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 2 de abril de 2014

Estudantes do superior manifestam-se hoje em Lisboa

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Estudantes do ensino superior de todo o país manifestam-se hoje, em Lisboa, trocando os habituais pontos de concentração pelo Largo do Carmo, de onde vão desfilar até à Assembleia da República.

Estudantes do ensino superior de todo o país manifestam-se hoje, em Lisboa, trocando os habituais pontos de concentração pelo Largo do Carmo, de onde vão desfilar até à Assembleia da República.

«O que vai acontecer é uma grande manifestação nacional, que reúne associações e estudantes de todo o país, desde o Norte até Beja, passando por Santarém», disse à agência Lusa Sara Covas, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Os alunos do ensino superior decidiram o protesto em fevereiro, num encontro nacional, para reivindicarem o direito a «uma educação para todos».

«Hoje em dia, vemo-nos confrontados com uma série de barreiras à entrada e à saída do ensino superior, que foram construídas com muitas mentiras pelos sucessivos governos - nomeadamente que não há dinheiro - que foram destruindo o nosso ensino», afirmou Sara Covas.

Os estudantes contestam o aumento consecutivo das propinas, que consideram inconstitucional: «A Constituição garante o ensino público e vemos depois o Governo a dar e a encher os bolsos aos bancos. Portanto, há dinheiro, simplesmente o dinheiro está a ser canalizado para um lado e não para o desenvolvimento do país».

Daí o apelo para que todos se juntem a esta manifestação nas ruas de Lisboa, entre o Carmo - «um largo simbólico pelo 25 de Abril, pela importância que os jovens tiveram no 25 de Abril e pelo desenvolvimento do país» - e São Bento, «até à Assembleia da República reivindicar uma educação para todos».

Os estudantes do Ensino Superior realizaram uma manifestação nacional há um ano e outra no passado dia 19 de novembro contra as medidas de austeridade que estão a afetar os jovens que querem prosseguir os estudos e as famílias. A manifestação contou com a participação de largas centenas de alunos.

Hoje a organização espera, a partir das 15:00, milhares de alunos, estando confirmadas as presenças de grupos de estudantes de Belas Artes da Universidade do Porto, das faculdades de Letras de Lisboa e do Porto, da Escola Superior de Educação do Porto, da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, de Direito e de Ciências Médicas, de Lisboa, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e de Belas Artes, de Lisboa, e da Escola Agrária de Beja.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!