Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 28 de março de 2014

Castelo Branco: PCP alerta para "estrangulamento" do ensino superior no distrito

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O PCP de Castelo Branco afirma que as instituições de ensino superior no distrito têm sofrido "duros" cortes no financiamento, o que coloca em causa o seu funcionamento.

O PCP de Castelo Branco afirma que as instituições de ensino superior no distrito têm sofrido "duros" cortes no financiamento, o que coloca em causa o seu funcionamento.

"O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), entre 2010 e 2014, perdeu 4,8 milhões de euros e a Universidade da Beira Interior (UBI), só em 2014, sofreu um corte de 1,6 milhões, colocando grandes estrangulamentos no funcionamento", refere em comunicado a direção da Organização Regional de Castelo Branco (DORCB) do PCP.

Segundo os comunistas, outra das preocupações é o abandono de estudantes do ensino superior público, "motivados essencialmente pelas grandes dificuldades económicas das famílias".

O PCP alerta ainda para o número crescente de estudantes com apoio de ação social escolar, "25% no IPCB e 27% na UBI, sendo que na nesta 40% dos estudantes requereram este apoio, verificando-se também mais pedidos de emergência social".

Estes números "demonstram que a ação social escolar não responde às reais necessidades dos estudantes que frequentam o ensino superior público".

Os comunistas referem-se ainda aos cursos de curta duração que o Governo "pretende impor" aos institutos politécnicos.

"O IPCB transmitiu ao PCP que estes não diferem dos atuais cursos de especialização tecnológica (CET), afirmando que não faz sentido a sua implementação porque se dirigem ao mesmo público, embora com níveis diferentes de formação e de saídas profissionais".

O PCP considera essencial a aposta e a defesa das instituições de ensino superior no distrito, "quer no plano do conhecimento e investigação, quer no plano de desenvolvimento na e para a região".

Por isso, defende uma política "de defesa da autonomia e do reforço do financiamento da UBI e do IPCB, que garanta a oferta de um ensino superior de qualidade e de investigação no distrito".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!